English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

TAMANHO-SITE---KAIQUE

“Reúso da água, Remoção de Nutrientes e Tratamento do Lodo” são temas de workshop promovido pelos Comitês PCJ

O webinar será virtual e as visitas, presenciais, em Campinas, nos dias 20 e 21 de outubro

“Reúso da água, remoção de nutrientes e tratamento do lodo” serão temas de workshop dos Comitês PCJ nos dias 20 e 21 de outubro. O evento é organizado pela Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA). Na quinta-feira, dia 20, será realizado um webinar, das 14h às 17h. No dia seguinte (21/10/2022), no período da manhã, a CT-SA promoverá visitas técnicas na EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) Capivari II e na Usina Verde de Compostagem, em Campinas (SP).

O evento tem como objetivo aprofundar discussões sobre o papel dos municípios, empresas e indivíduos na promoção e na melhoria das condições de saneamento ambiental nas Bacias PCJ, enfatizando a eficiência dos sistemas de tratamento de esgotos e a viabilidade da utilização de águas de reuso.

No webinar, especialistas debaterão aspectos relevantes do reúso de água e da eficiência das ETEs, com ideias e contribuições importantes para o avanço do saneamento e da sustentabilidade nas Bacias PCJ. O público-alvo é formado por membros de comitês de bacias hidrográficas, colaboradores de empresas de saneamento e de serviços de água, estudantes e demais interessados no assunto.

No total, serão três palestras. A primeira sobre o Reuso de Água nas Bacias PCJ, com o professor José Carlos Mierzwa. A segunda sobre Remoção de nutrientes em ETE’s, com o professor Pedro Alem Sobrinho. A terceira sobre a Usina Verde de Compostagem (exemplo de tratamento do lodo), com Ernesto Dimas Paulella, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas. O webinar será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Agência das Bacias PCJ, com acesso pelo link: https://bit.ly/webinarCT-SA. Não é necessária inscrição prévia.

O webinar é um dos objetivos do Plano de Trabalho da CT-SA e visa ampliar o horizonte de todos os representados na Família PCJ, “para que possamos a partir daí entender o que cada município, departamento, empresa e pessoa pode contribuir para que esse uso seja viável para a melhoria da qualidade dos efluentes tratados, a diminuição dos sólidos descartados pelas ETE’s e mesmo para que possamos utilizar essa água de diferentes formas”, destacou a coordenação da CT-SA.

VISITAS

Já a visitas técnicas no dia 21 de outubro terão vagas limitadas. A atividade servirá para complementar os debates do webinar. O deslocamento até os locais é de responsabilidade do participante.

A programação é a seguinte:

● Às 9h – Visita na EPAR Capivari II. Encontro na portaria até 8h50 (máximo de tolerância de 15 minutos);

● Até às 10h30 – Visita na Usina Verde de Compostagem em Campinas, com previsão de encerramento até 12h.

As visitas são limitadas a um máximo de 20 vagas, as quais serão preenchidas por meio de inscrição prévia a ser realizada pelo link: https://bit.ly/VisitaTécnica_SA. Dúvidas sobre o evento e a vista técnica podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-SA, pelo e-mail: ctsa@comites.baciaspcj.org.br.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support