English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WhatsApp Image 2022-09-12 at 21.49.03

Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ participam da inauguração da 2ª fase de ETE em Atibaia

Entrega da obra aproxima o município das metas de universalização do esgoto e beneficia 85 mil moradores

Com a participação dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ, foi inaugurada no dia 5 de setembro de 2022, a obra da 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Estoril, em Atibaia. A execução foi realizada pela Atibaia Saneamento, que atua no município por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia. Com a entrega, a cidade amplia a capacidade de tratamento de 200 para 300 litros de esgoto por segundo, proporcionando mais saúde e bem-estar aos munícipes.

“Passamos de 200 para 300 litros por segundo de esgoto tratado, beneficiando 85 mil moradores em 16 bairros de Atibaia. Das cidades que compõem as Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), nossa cidade é a segunda a ter o sistema terciário. Com essa tecnologia é possível a remoção do odor, um pleito antigo dos moradores do entorno. Estamos trabalhando para alcançar 100% do tratamento do esgoto, um compromisso do nosso governo. Afinal, saneamento é sinônimo de qualidade de vida. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito de Atibaia, Emil Ono.

Por deliberação dos Comitês PCJ, foram investidos cerca de R$ 350 mil na implantação de equipamentos e sistemas complementares na ETE Estoril. “Atibaia está caminhando para atender as metas da universalização do saneamento básico e também as metas do Plano das Bacias PCJ. Com isso, o município sai à frente, com capacidade para remover fósforo e nitrogênio, que é justamente uma das metas do Plano das Bacias PCJ. Além de cumprir o básico, está fazendo o tratamento terciário. Isso é fantástico. A gente está muito feliz com Atibaia”, ressaltou a coordenadora de Projetos da Agência PCJ, Elaine Franco de Campos, que representou a Agência e os Comitês PCJ na inauguração.

A obra finalizada faz parte do Plano de Universalização de Esgoto de Atibaia e tem como objetivo tornar a ETE Estoril uma unidade terciária com capacidade de remoção de nutrientes e funcionamento por meio do sistema de fluxo contínuo. A modernização, entre outros fatores, garante o aumento da vazão e eficiência nos processos, além de maior segurança operacional e qualidade do efluente purificado.

“Deixamos a ETE Estoril muito mais moderna e funcional, aumentando o índice de tratamento e coleta no município. Esses investimentos aproximam ainda mais Atibaia da universalização do saneamento”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Desde 2013, a estrutura de rede de tratamento de esgoto em Atibaia foi ampliada em 117%. Atualmente, a operação atua na cidade com duas grandes ETEs, Estoril e Caetetuba, e trabalha constantemente na implantação de mais redes de coleta, novas ligações e expansão do sistema de esgotamento sanitário local, visando o desenvolvimento sustentável de Atibaia.

“Assim como as entregas anteriores, a 2ª fase da ETE Estoril reafirma o nosso compromisso com a universalização do esgoto no município e a prestação de serviços de saneamento básico de qualidade”, afirmou a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago.

Fonte: Prefeitura de Atibaia e Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support