English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WEBINAR CT-PB_02

Webinar dos Comitês PCJ reúne importantes fontes de financiamento para o saneamento

Além da Secretaria Nacional de Saneamento, importantes instituições estiveram representadas

Apresentar as principais soluções de custeio para obras de saneamento e recursos hídricos foi um dos objetivos do webinar promovido pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ “Soluções de financiamento para o setor de Saneamento e Recursos Hídricos”, nesta quarta-feira, dia 30 de junho. Um dos palestrantes foi a coordenadora geral de Operações de Saneamento daSecretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério do Desenvolvimento Regional, Helena Buys Silva, que representou o secretário nacional Pedro Maranhão. A iniciativa do evento foi da Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB) dos Comitês PCJ e vincula-se à agenda para o fomento à implementação do Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035.

Um dos destaques da coordenadora geral de Operações de Saneamento da SNSA foi sobre a importância das metas do Marco de Saneamento que é a de é garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto, até 31 de dezembro de 2033. “Ainda temos 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto e 35 milhões sem acesso à rede de água potável. Então, a gente tem um desafio enorme para fornecer e prover essa infraestrutura. O Marco colocou o saneamento novamente na pauta. O Plano das Bacias PCJ é um importante instrumento”, comentou Helena Buys Silva, que relatou sobre as medidas que têm sido tomadas e as fontes disponíveis de captação de recursos.

Discutido e aprovado pelos Comitês PCJ, o Plano de Bacias PCJ 2020-2035 define um panorama criterioso das características e necessidades de saneamento dos municípios que compõem as Bacias PCJ, acompanhado de um sólido plano de ações voltado a orientá-los no desempenho de ações em busca de um cenário sustentável na gestão de recursos hídricos para o horizonte de 2035.

Além de Helena Buys Silva, o webinar contou com a participação de representantes de diversas instituições financeiras, que expuseram sobre as linhas de crédito e condições de financiamento disponíveis: Rosevelto Cardoso e Alberto Dalbo Neto, da Caixa Econômica Federal (CEF); Letícia Pimentel, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES); José Rafael Neto, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Gustavo Méndez Torrico, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No encontro, houve ainda uma exposição sobre o “Plano de Bacias PCJ: metas e investimento”, pelo coordenador de Sistemas de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Cuoco Léo.

 “Sabemos que temos muitos desafios pela frente. A CT-PB, atenta à aprovação do Plano das Bacias PCJ em agosto de 2020, previu esse evento para apresentar aos municípios e outros atores importantes para a implementação do plano, possibilidades de financiamento, linhas de crédito, enfim, apresentar um panorama que hoje, em razão da aprovação do Marco Legal do Saneamento, é um tema bastante em pauta. Agradeço imensamente a participação de todos”, destacou o secretário-executivo dos Comitês PCJ e coordenador da CT-PB, André Navarro.

Para assistir o webinar, basta acessar o link: www.youtube.com/watch?v=nLa92AouGzY

As apresentações estarão disponíveis em: https://plano.agencia.baciaspcj.org.br/gest%C3%A3o-da-implementa%C3%A7%C3%A3o

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support