English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WEBINAR CT-PB_02

Webinar dos Comitês PCJ reúne importantes fontes de financiamento para o saneamento

Além da Secretaria Nacional de Saneamento, importantes instituições estiveram representadas

Apresentar as principais soluções de custeio para obras de saneamento e recursos hídricos foi um dos objetivos do webinar promovido pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ “Soluções de financiamento para o setor de Saneamento e Recursos Hídricos”, nesta quarta-feira, dia 30 de junho. Um dos palestrantes foi a coordenadora geral de Operações de Saneamento daSecretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério do Desenvolvimento Regional, Helena Buys Silva, que representou o secretário nacional Pedro Maranhão. A iniciativa do evento foi da Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB) dos Comitês PCJ e vincula-se à agenda para o fomento à implementação do Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035.

Um dos destaques da coordenadora geral de Operações de Saneamento da SNSA foi sobre a importância das metas do Marco de Saneamento que é a de é garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto, até 31 de dezembro de 2033. “Ainda temos 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto e 35 milhões sem acesso à rede de água potável. Então, a gente tem um desafio enorme para fornecer e prover essa infraestrutura. O Marco colocou o saneamento novamente na pauta. O Plano das Bacias PCJ é um importante instrumento”, comentou Helena Buys Silva, que relatou sobre as medidas que têm sido tomadas e as fontes disponíveis de captação de recursos.

Discutido e aprovado pelos Comitês PCJ, o Plano de Bacias PCJ 2020-2035 define um panorama criterioso das características e necessidades de saneamento dos municípios que compõem as Bacias PCJ, acompanhado de um sólido plano de ações voltado a orientá-los no desempenho de ações em busca de um cenário sustentável na gestão de recursos hídricos para o horizonte de 2035.

Além de Helena Buys Silva, o webinar contou com a participação de representantes de diversas instituições financeiras, que expuseram sobre as linhas de crédito e condições de financiamento disponíveis: Rosevelto Cardoso e Alberto Dalbo Neto, da Caixa Econômica Federal (CEF); Letícia Pimentel, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES); José Rafael Neto, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Gustavo Méndez Torrico, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No encontro, houve ainda uma exposição sobre o “Plano de Bacias PCJ: metas e investimento”, pelo coordenador de Sistemas de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Cuoco Léo.

 “Sabemos que temos muitos desafios pela frente. A CT-PB, atenta à aprovação do Plano das Bacias PCJ em agosto de 2020, previu esse evento para apresentar aos municípios e outros atores importantes para a implementação do plano, possibilidades de financiamento, linhas de crédito, enfim, apresentar um panorama que hoje, em razão da aprovação do Marco Legal do Saneamento, é um tema bastante em pauta. Agradeço imensamente a participação de todos”, destacou o secretário-executivo dos Comitês PCJ e coordenador da CT-PB, André Navarro.

Para assistir o webinar, basta acessar o link: www.youtube.com/watch?v=nLa92AouGzY

As apresentações estarão disponíveis em: https://plano.agencia.baciaspcj.org.br/gest%C3%A3o-da-implementa%C3%A7%C3%A3o

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email