English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

POST_Selo-A3P

CT-RN comemora 100ª Reunião Ordinária com homenagem a ex-coordenadores

Encontro virtual foi realizado no dia 28 de abril e também contou com palestra de Ricardo Rodrigues, da ESALQ/USP

A Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN) dos Comitês PCJ atingiu nesta quarta-feira, dia 28 de abril, uma importante marca:  a realização da 100ª Reunião Ordinária. Uma prova de sua determinação na luta em prol do meio ambiente, assim como as demais 11 câmaras técnicas dos Comitês PCJ que, da mesma forma, sustentam, em cada reunião, o compromisso com a preservação dos recursos hídricos. 

O encontro foi por videoconferência e homenageou vários ex-coordenadores da CT, criada em 1994, um ano após a instalação do CBH-PCJ (Comitê Paulista). A abertura da reunião comemorativa foi realizada pelo atual coordenador da CT-RN, João Demarchi, e pelo secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro.

“Parabéns pela iniciativa dessa comemoração. É uma reunião histórica. São 27 anos de trabalho. Cada um dos que estão aqui presentes construiu um pouco dessa história. Em todo esse tempo, o papel da CT-RN foi muito importante”, ressaltou Navarro, que destacou a Política de Mananciais PCJ e o Caderno Temático de Uso da água e do solo no meio rural e Recomposição Florestal do Plano das Bacias PCJ, elaborados pela CT-RN em conjunto com a CT-Rural.

“É um número emblemático. Infelizmente não podemos estar em uma reunião presencial, mas usando a tecnologia, não deixamos passar em branco. O que a gente tem de resultados é a somatória dos esforços desses 27 anos”, comentou Demarchi.

Entre os ex-coordenadores estavam Marcos Zanaga Trappé (CETESB), primeiro coordenador da CT-RN; Nelson Luiz Neves Barbosa (Fundação Florestal / Terceira Via); Rinaldo de Oliveira Calheiros (IAC/APTA/SAA / Sinergia Consultoria Ambiental); Cláudia Grabher (ELO Ambiental / INEVAT); Carlos Alberto de Aquino (Prefeitura de Atibaia); além de Márcia Calmari (DEPRN) e Arlet Maria de Almeida Nassif (Prefeitura de Piracicaba), que não puderam estar presentes na reunião.

Além das homenagens, houve também uma palestra sobre “Os desafios de escala e socioeconômicos da restauração florestal nessa década”, com o Professor Doutor Ricardo Rodrigues, da ESALQ / USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade Estadual de São Paulo). Saiba mais sobre a CT-RN no site dos Comitês PCJ: https://bit.ly/3tYGDdq

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support