English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Campanha-Dia-Mundial-do-Meio-Ambiente

MEIO AMBIENTE E ÁGUA: ESSENCIAIS PARA A VIDA

O que cada um de nós está fazendo frente ao desafio da escassez de água potável e da sua qualidade? A água é o elemento central na representação do meio ambiente. Afinal, ela conduz a vida no mundo com suas funções econômicas e sociais.

Nesta sexta-feira, 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tal refletirmos e nos questionarmos sobre o assunto? Na Agência das Bacias PCJ e nos Comitês PCJ, água e meio ambiente são assuntos diários e prioritários.

A cada ano, a água ganha destaque nas discussões sobre o meio ambiente. Recurso escasso e finito, indispensável para os seres vivos, tem papel fundamental no desenvolvimento econômico – está dentro dos processos industriais e é insumo fundamental para a agricultura.

Mas, as mudanças climáticas passaram a afetar as chuvas de forma a provocar secas em algumas regiões e enchentes em outras. Entre 2014 e 2015, a região das Bacias PCJ registrou uma das mais severas estiagens. Em 2020, a estiagem também é forte, com o abril mais seco dos últimos 130 anos. Entre janeiro e abril, o volume de chuvas foi 38% abaixo da média histórica, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Como prevenção às mudanças climáticas, os Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ tem investido em estudos, parcerias e ações para adaptação. Entre 2015 e 2017, as Bacias PCJ integraram a Ação Eco Cuencas, iniciativa internacional que envolveu nove parceiros da América Latina e Europa, com os objetivos de melhorar a gestão das bacias hidrográficas, implementando mecanismos de redistribuição financeira, aliados ao desenvolvimento sustentável, e, também, adaptações às mudanças climáticas.

No final do ano passado, a Agência das Bacias PCJ e a AGEVAP firmaram um acordo um acordo internacional com a Agência de Água Loire-Bretagne, da França, tendo como principal intuito a troca de experiências para o aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos.

Além da adaptação às mudanças climáticas, a Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ têm investido também em segurança hídrica. Seja em ações de monitoramento hidrológico e sustentabilidade, como também da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais PCJ, com a restauração florestal com foco na maior produção de água.

A luta pela água e pelo Meio Ambiente é contínua, faz parte do dia a dia dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ. No dia 5 de junho, o tema ganha ainda mais destaque. Com uma maior consciência sobre a importância do meio ambiente e da água é que os seres humanos poderão trilhar no caminho da sustentabilidade e garantia de vida às futuras gerações. Só assim, a humanidade sobreviverá.

Comitês PCJ
Agência das Bacias PCJ

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support