English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

10-anos

REFERÊNCIA NACIONAL, AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ COMPLETA 10 ANOS

Junto com os Comitês PCJ, entidade investiu mais de R$ 600 milhões em 728 projetos

Responsável por gerenciar o capital arrecadado com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, a Fundação Agência das Bacias PCJ completa, no próximo dia 5 de novembro, 10 anos de atuação. Data que é comemorada pela entidade não apenas pelos avanços em ações direcionadas ao saneamento básico, mas também pela conquista da sede própria.

A Agência das Bacias PCJ, junto com os Comitês PCJ, investiu mais de R$ 600 milhões em 728 projetos em diferentes áreas, como coleta e tratamento de esgoto, combate à perda de água, reflorestamento, entre outros.

Entre os resultados do trabalho, destaque para a evolução da coleta do esgoto, que passou de 3% na década de 90 para 90% atualmente, assim como para o tratamento de esgoto que hoje é de 75% nas Bacias PCJ. Em 2012, o índice era de 59%.

Além disso, a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ foram responsáveis por parte dos estudos, projetos e investimentos que contribuíram para que parte do Rio Jundiaí fosse reclassificado. Foram mais de três décadas de trabalho de despoluição e o rio deixou a classe 4 (quando é permitido somente o uso para navegação e usos menos exigentes) e passou a ocupar a classe 3, em que as águas podem ser destinadas ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional.

Atualmente, mais de 200 mil moradores são abastecidos com a água do Jundiaí.

Sede

Por meio de um Projeto de Lei de autoria do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, aprovado na Câmara de Vereadores em setembro deste ano, a administração municipal doou um terreno localizado no Parque Tecnológico, no bairro Santa Rosa, para a construção da sede da Agência das Bacias PCJ.

Atualmente, a instituição funciona em 13 salas alugadas – distribuídas em quatro andares – no Edifício Racz Center. “Com a construção da sede própria poderemos atender melhor a todos, bem como os nossos colaboradores terão melhores condições de trabalho”, afirma o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

O prédio será construído com recursos próprios provenientes do fundo patrimonial da entidade – responde ao superávit anual da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

Constituída em 2009, a Agência é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos. As deliberações das ações a serem realizadas pela Agência das Bacias PCJ são feitas pelos Comitês PCJ, que trabalham em uma área composta por 76 municípios, com aproximadamente 5,7 milhões de habitantes.

Equipe

O trabalho da instituição é coordenado pelo diretor-presidente Sérgio Razera, pela diretora técnica Patrícia Barufaldi e pelo diretor administrativo e financeiro Ivens de Oliveira. Reconduzidos aos cargos para o período de 2019/2021, os profissionais administram um quadro de colaboradores formado por 60 profissionais – entre contratados, terceirizados e estagiários – que desenvolvem atividades em diferentes frentes relacionadas à gestão de recursos hídricos.

Confira a newsletter em comemoração aos 10 anos da Agência das Bacias PCJ neste link: http://bit.ly/2JBTehr

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support