English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PARCELA MINEIRA DAS BACIAS PCJ DISCUTE PLANO PARA MELHORIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO

Sumário Executivo da parcela mineira foi apresentado e discutido nesta quinta-feira durante reunião plenária do CBH-PJ1

Ações para a melhoria dos recursos hídricos na parcela mineira das Bacias PCJ foram discutidas nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, com a apresentação e discussão da minuta do Sumário Executivo daquela região de Minas Gerais, referente à revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020. A atividade ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1), colegiado mineiro dos Comitês PCJ.

O encontro aconteceu no IEF (Instituto Estadual de Florestas, em Camanducaia (MG). O Sumário Executivo para a UPGRH (Unidade de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos) do PJ1 corresponde ao Plano Diretor de Recursos Hídricos para a parcela mineira das Bacias PCJ. O documento apresenta a situação atual e futura dos recursos hídricos da parcela mineira das Bacias PCJ, um Plano de Ações para a melhoria dos recursos hídricos da região, bem como diretrizes para aplicação dos instrumentos de gestão e recomendações para os setores usuários.

“O Sumário Executivo é muito importante para nós. Vai nortear os investimentos em ações para melhoria da qualidade e da quantidade de água. A população precisa estar ciente. Se nós não planejarmos, haverá problemas sérios de falta de água. Temos compromisso com a água e com as gerações futuras”, destacou o presidente do comitê mineiro, José Maria do Couto.

O coordenador de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Léo, responsável pela condução dos trabalhos de revisão do Plano das Bacias PCJ, ressaltou que o Sumário Executivo visa a integração da gestão da água. “Tendo em vista que as Bacias PCJ se estendem pelo território de dois estados do país, o Sumário está sendo produzido visando promover a integração da gestão de recursos hídricos entre bacias compartilhadas”, explicou.

Após as discussões e contribuições da reunião desta quinta-feira, o Sumário Executivo será tema de uma consulta pública no dia 15 de outubro. Sua aprovação final, assim como os demais documentos da Revisão do Plano das Bacias PCJ, acontecerá em 13 de dezembro, na Reunião Plenária dos Comitês PCJ.

O Plano de Bacias é um instrumento de gestão de recursos hídricos que identifica a ‘agenda’ de programas e projetos necessários à recuperação e conservação da água da bacia hidrográfica. Seu principal objetivo é criar programas de ações e planos de investimentos reais, que tragam benefícios aos diversos tipos de segmentos que atuam com a água.

O CBH-PJ1 abrange cinco municípios mineiros (Camanducaia, Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo) e ocupa 7,4% (1.165 km²) do território total das Bacias PCJ, em uma região onde estão situadas as nascentes dos Rios Jaguari e Atibaia, que formam o Rio Piracicaba, assim como as nascentes do Rio Camanducaia. Além dos membros do comitê mineiro e de representantes da Agência das Bacias PCJ, a reunião desta quinta-feira contou com a participação da gerente de Planejamento de Recursos do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Maria de Lourdes Nascimento.

Mais informações em nosso site: https://bit.ly/2kFiZEj

NOVO SECRETÁRIO-EXECUTIVO

O novo secretário-executivo do Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1) foi eleito na mesma reunião, nesta quinta-feira, dia 12. Trata-se de Antônio Carlos Severine, presidente do Sindicato Rural de Extrema e região.

O processo eleitoral ocorreu devido à vacância do cargo e foi conduzido pelo Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), durante a 3ª Reunião Ordinária do CBH-PJ1. “Nossa expectativa é justamente unir os municípios. Unir forças para que possamos, cada vez mais, estar ao lado dos Comitês PCJ”, declarou Severine após tomar posse.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support