English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO NA BACIA DO CORUMBATAÍ 1

ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO NA BACIA DO CORUMBATAÍ AVANÇA COM APRESENTAÇÃO DE DIAGNÓSTICO NA AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ

Reunião foi realizada nesta quarta-feira (15/05/2019), na entidade responsável pela gestão dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; diagnóstico servirá de base para o planejamento das ações

O estudo de alternativas de abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí avançou nesta semana com a apresentação do diagnóstico da Bacia, documento que servirá de base para o planejamento de ações futuras. A reunião foi realizada em Piracicaba, na Agência das Bacias PCJ, entidade que contratou o projeto em outubro de 2018, após deliberação dos Comitês PCJ. O investimento é de cerca de R$ 480 mil, com recursos da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União).

O estudo abrange um total de nove municípios – Piracicaba, Rio Claro, Santa Gertrudes, Corumbataí, Cordeirópolis, Analândia, Ipeúna, Itirapina e Charqueada. Trata-se de um projeto de prevenção à crise hídrica e levantamento de formas alternativas para se garantir o abastecimento de água. A empresa responsável é a Engecorps Engenharia.

O diagnóstico teve como finalidade obter uma ampla e fidedigna caracterização de toda a Bacia do Rio Corumbataí, levando em consideração diversos aspectos, como clima, hidrografia, geologia, entre outros, descrição dos biomas e remanescentes florestais, unidades de conservação, e áreas protegidas; além de dados como população atual, tendências de crescimento humano; caracterização do saneamento básico e de recursos hídricos como disponibilidade, consumo, captações superficiais e subterrâneas.

A empresa visitou todos os nove municípios e levantou informações com as prefeituras e os serviços de água e esgoto, além de percorrer aproximadamente 300 quilômetros de rios da Bacia do Rio Corumbataí para uma coleta de dados in loco de parâmetros físico-químicos.

A coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, explicou que o diagnóstico servirá de base para a próxima etapa do estudo, que é a elaboração das alternativas de abastecimento de água para os municípios da Bacia do Rio Corumbataí. “As alternativas de abastecimento compreendem ações estruturais e não estruturais para compatibilizar as disponibilidades e demandas para solucionar conflitos em horizontes de curto prazo (5 anos) até longo prazo (20 anos)”, explicou Elaine.

As alternativas, segundo ela, deverão, no mínimo, considerar a possibilidade de reúso de água, novos barramentos e captação subterrânea (aquífero Guarani ou outros aquíferos). Para cada conflito deverão ser apresentadas no mínimo duas alternativas. Após a aprovação das alternativas, deverão ser apresentadas as ordens de prioridades das obras e ações a serem implantadas.

Além de representantes dos municípios e das companhias de saneamento localizados na Bacia do Rio Corumbataí, participaram da reunião a Diretora Técnica da Agência PCJ e colaboradores da Coordenação de Projetos; da Coordenação de Sistema de Informação e da Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ, bem como representantes da empresa contratada, responsável pelos estudos.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support