English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id847-1

JOÃO JERÔNIMO PREPARA LIVRO DE MEMÓRIAS SOBRE AS BACIAS PCJ

Especialista em recursos hídricos e coordenador do Consórcio PCJ de 1989 a 1998, João Jerônimo Monticeli, esteve na Agência das Bacias PCJ na sexta-feira (01/02/2019), e contou sobre seu novo projeto

Especialista em recursos hídricos, João Jerônimo Monticeli, foi um dos importantes personagens que fizeram parte da história das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e da “luta pela água” ocorrida na década de 80, que culminou com a fundação do Consórcio PCJ, em 1989. Agora, JJ, como também é conhecido, colocará tudo no papel. Ele prepara o livro “Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: Memórias”, que deverá ser lançando ainda neste primeiro semestre.

JJ visitou a Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba, na sexta-feira (01/02/2019) e contou um pouco sobre este projeto, além de presentear os colaboradores da entidade com os três volumes do livro “Geologia de Engenharia Ambiental” – dos quais é um dos editores-, publicado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental. Monticeli foi recebido pelo presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e também conheceu as dependências e os colaboradores da entidade.

Segundo JJ, seu livro de memórias sobre as Bacias PCJ começou a ser escrito e organizado no segundo semestre de 2018. A meta é lançá-lo até junho de 2019. Trata-se de um esforço do autor em registrar acontecimentos, muitos deles de bastidores, relacionados ao período inicial de atividades do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), que vai de 1989 a 1998, quando Monticeli atuou como coordenador geral da entidade, além de ter sido um dos criadores e fundadores dela.

“É um livro que comecei há quatro meses e quero fazer o mais rapidamente possível a publicação da primeira edição. Eu estou tirando da cabeça. Não estou fazendo um estudo bibliográfico”, explicou o geólogo e mestre em Engenharia Civil pela USP (Universidade Estadual de São Paulo).

No livro de memórias sobre as Bacias PCJ, além de diversas passagens de época relacionadas à gestão dos recursos hídricos, Monticeli relatará a história do Consórcio PCJ, as mudanças nas leis federal e estadual quanto aos recursos hídricos, a criação dos Comitês PCJ, entre vários outros relatos.

O livro foi dividido em oito capítulos, cada um contendo um resumo inicial. O “Capítulo 1 -Bacias PCJ” é o tronco mestre e praticamente uma síntese geral. O “Capítulo 2-Antecedentes”, aborda acontecimentos anteriores a 1988, e o “Capítulo 3 – Consórcio PCJ”, a criação da entidade e o seu Estatuto.

O “Capítulo 4 – Equipe Técnica” e o “Capítulo 5 -Divulgação Institucional” trazem procedimentos adotados pelo Consórcio PCJ na condução dos trabalhos. O “Capítulo 6 – Legislação de Recursos Hídricos” faz referência a acontecimentos ocorridos e ao papel exercido pelo Consórcio na época.

O “Capítulo 7 – Programas” descreve os principais trabalhos e ações desenvolvidos, priorizando a finalidade, sucesso obtido, dificuldades encontradas e maneira como foram organizados. O “Capítulo 8 – Epílogo” aborda, como não poderia deixar de ser, a despedida. “Ao final, devem ser inclusos apêndices, cópias escaneadas de algumas publicações históricas e documentos da época, especialmente selecionadas para constar no livro”, comentou Monticeli.

Há vários anos, JJ atua como consultor de Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas em São Paulo e Minas Gerais. Ele participou dos marcos regulatórios (legislação) de recursos hídricos de âmbito nacional e dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Após coordenar o Consórcio PCJ por quase uma década, Monticeli foi diretor geral, entre 2005 e 2006, da Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul, o primeiro organismo de bacia a gerenciar o produto da cobrança pelo uso das águas.

GEOLOGIA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

O livro “Geologia de Engenharia Ambiental”, com o qual João Jerônimo presenteou toda a equipe da Agência das Bacias PCJ, é composto por três volumes. São 93 autores e dois editores, João Jerônimo Monticeli e Antonio Manoel dos Santos Oliveira. O livro é publicado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental e faz parte das comemorações dos 50 anos da entidade.

O “Volume I – Estrutura do Livro”, contém os prefácios, apresentação, agradecimentos, autores (perfil profissional e endereço eletrônico), referências bibliográficas e índice remissivo. O “Volume 2 – Métodos e Técnicas” contém 23 capítulos e o “Volume 3 – Aplicações”, contém 17 capítulos.

Os 40 capítulos navegam com eficácia pelas áreas de planejamento e controle ambiental, riscos geológicos, investigações geológicas e geotécnicas, projeto e construção de obras de engenharia, ensino, ética e profissão, imprevistos geológicos, entre outros.

Dos 93 autores, 56 deles possuem títulos de doutores e 24 de mestres, obtidos em renomadas universidades públicas do país e do exterior; outros 13 são profissionais experts, 11 deles com mais de 40 anos de experiência.

A Geologia de Engenharia Ambiental é a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de Engenharia e do Meio Ambiente, decorrentes da interação entre o terreno natural (solo, rocha, água, hidrocarbonetos) e as atividades do homem. Essa área técnico-científica nasceu e se desenvolveu com os projetos, construção e monitoramento de obras de grande porte, como barragens, rodovias, ferrovias e escavações a céu aberto e subterrâneas para obras civis e minerárias, onde a necessidade de bons projetos, segurança e correta estimativa de custos são fundamentais. Mais informações no site www.abge.org.br.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support