English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Sustentabilidade Corporativa

PACTO GLOBAL

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU POR MAIOR SUSTENTABILIDADE E MELHOR GESTÃO DA ÁGUA

A Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) é a mais nova signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e a primeira Agência de Bacias Hidrográficas do mundo a aderir à essa iniciativa internacional, Com a adesão, alguns dos principais objetivos é a busca por maior sustentabilidade e aperfeiçoamento da gestão dos Recursos Hídricos. Mais informações em https://agencia.baciaspcj.org.br/2018/09/06/agencia-das-bacias-pcj-adere-ao-pacto-global-da-onu-por-maior-sustentabilidade-e-melhor-gestao-da-agua/

Adesão ao Pacto Global – 2018
Download do termo

SUSTENTABILIDADE: UM COMPROMISSO

Além de estarem situadas em uma região com expressiva participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país, as Bacias PCJ garantem o abastecimento de água a mais de 5,7 milhões de brasileiros que residem nessa área e para mais de 9 milhões que residem na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A falta de gerenciamento transparente, com olhar para os aspectos ambientais, sociais e econômicos, poderia impactar de forma negativa esse território. Uma eventual indisponibilidade hídrica, por exemplo, pode afetar o desenvolvimento econômico e social da região. Nesse contexto, a atuação da Agência de Bacias PCJ, conforme diretrizes dos Comitês PCJ, tem sido cada vez mais relevante, impulsionando a instituição a aprimorar sua gestão, inserindo a sustentabilidade nos processos, projetos e em sua cultura.

Como resposta, em 2018, a Agência das Bacias PCJ se tornou a primeira agência de águas do mundo a assinar o termo de adesão ao Pacto Global da ONU. A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, entre outros, refletidos em 10 princípios universais.

A adesão a esse compromisso vai ao encontro das Declarações Corporativas da Agência das Bacias PCJ e contribui para a aplicação dos recursos públicos de forma transparente e sustentável, além de proporcionar mais eficiência e visibilidade aos trabalhos dos Comitês PCJ e da própria Agência das Bacias PCJ em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os chamados ODS compõem uma agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas de sustentabilidade a serem alcançados até 2030.

Para mais informações sobre as principais contribuições da Agência das Bacias PCJ com aos ODS, poderá ser visualizado ao clicar na ODS correspondente, abaixo.

               

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support