English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PACTO GLOBAL / ODS 

O QUE É PACTO GLOBAL DA ONU?

Trata-se de uma iniciativa da ONU, por meio de adesão voluntária, que se baseia em instigar as instituições, públicas e privadas, a alinharem as suas ações e atividades com os indicadores e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, bem como aos 10 (dez) Princípios da ONU para a sustentabilidade, os quais são derivados das seguintes declarações: 

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU:

As Bacias PCJ é uma região com expressiva participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de garantirem o abastecimento de água para mais de 5,9 milhões de habitantes que residem nessa área e para mais de 10 milhões que residem na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A falta de gerenciamento transparente, com olhar para os aspectos ambientais, sociais e econômicos, poderia impactar de forma negativa esse território. Uma eventual indisponibilidade hídrica, por exemplo, pode afetar o desenvolvimento econômico e social da região. Nesse contexto, a atuação da Agência de Bacias PCJ, conforme deliberado pelos Comitês PCJ, tem sido cada vez mais relevante, impulsionando a instituição a aprimorar sua gestão, inserindo a sustentabilidade nos processos administrativos e técnicos, bem como em sua cultura. 

Como resposta, em 2018, a Agência das Bacias PCJ se tornou a primeira agência de águas do mundo a assinar o termo de adesão ao Pacto Global da ONU, o qual tem como objetivo mobilizar instituições (público, privada e não governamental) para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos e relacionados com os direitos humanos, as relações de trabalho, o meio ambiente e combate à corrupção, entre outros, os quais se correlacionam com os princípios universais para a sustentabilidade. 

A adesão a esse compromisso vai ao encontro das Declarações Corporativas da Agência das Bacias PCJ e contribui para a aplicação dos recursos públicos de forma transparente e sustentável, além de proporcionar mais eficiência e visibilidade aos trabalhos implementados pela instituição e pelos Comitês PCJ em relação aos ODS. 

O QUE SÃO OS ODS?

Os ODS são parte de uma agenda de ação global, Agenda 2030, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável no ano de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas com a missão de serem alcançados até o ano de 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um Plano de Ação universal composto por quadro parte principais: Declaração; Objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Meios de implementação e Acompanhamento e Avaliação.

Os ODS são dispostos nas dimensões econômica, social e ambiental e, o esperado, é que os países definissem as suas próprias metas, de acordo com a sua realidade, como foi realizado pelo Brasil, por meio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

CONHEÇA QUAIS SÃO OS ODS:

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ E OS ODS

Desde a adesão aos Pacto Global a Agência das Bacias PCJ promove ações visando analisar e identificar quais dos 17 ODS e as respectivas metas que se relacionam com as ações desenvolvidas pela instituição envolvendo, de forma participativa, todos os colaboradores.

Para o alinhamento das ações da Agência das Bacias PCJ aos ODS, foi organizado o Grupo de Trabalho ODS PCJ (GT ODS PCJ) que tomou como base as Diretrizes para Implementação dos ODS na Estratégia dos Negócios – SDG COMPASS. Após analisar as diretrizes do SDG COMPASS, o referido GT estruturou o projeto Desvendando os ODS na Agência das Bacias PCJ, o qual foi implementado no período de abril de 2022 a 2023, por meio das seguintes etapas:

Primeira etapa – Sensibilização e divulgação de informações para cerca de 60 (sessenta) colaboradores sobre os ODS e suas respectivas metas;

Segunda etapa – Aplicação de 17 questionários, a cada 15 dias, referentes aos ODS e as metas, de acordo com a realidade brasileira – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a fim de que os colaboradores pudessem ler, analisar e assinalar qual(is) a(s) meta(s) dos respectivos ODS se correlacionavam com as suas atividades desenvolvidas, no dia a dia Agência das Bacias PCJ;

Terceira etapa – Análise e compilação dos resultados obtidos, com a finalidade de correlacionar e alinhar os resultados obtidos na etapa anterior aos Planos de Trabalhos Anuais dos anos de 2022 e 2023 de cada coordenação e assessoria da Agência das Bacias PCJ;

Quarta etapa – Monitoramento das ações segundo os Planos de Trabalhos; anual;

Em 2023, o GT ODS PCJ concluiu que as ações da Agência das Bacias PCJ se correlacionam com as metas de 4 dos 17 ODS de forma direta, sendo:

Meta 6.5: Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis de governo, inclusive via cooperação transfronteiriça.

Meta 13.1: Ampliar a resiliência e a capacidade adaptativa a riscos e impactos resultantes da mudança do clima e a desastres naturais;

Meta 13.3: Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.

Meta 16.5: Reduzir substancialmente a sonegação fiscal, a corrupção e o suborno em todas as suas formas;

Meta 16.6: Ampliar a transparência, a accountability e a efetividade das instituições, em todos os níveis.

Meta 17.17: Incentivar e promover parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support