COMITÊS PCJ

As mudanças climáticas têm causado transformações profundas no ciclo da água, tornando o acesso à água potável mais desafiador em várias partes do mundo. Nas últimas décadas, secas severas e inundações têm representado uma parcela significativa dos desastres naturais registrados, agravando o chamado estresse hídrico, que ocorre quando a água disponível é insuficiente para atender à demanda. Além disso, o aumento do nível do mar vem salinizando fontes de água doce, comprometendo o uso de recursos hídricos para milhões de pessoas.

Sensibilizar a sociedade sobre a importância da gestão dos recursos hídricos por meio de ações de educação ambiental significa estimular um olhar crítico e abrangente sobre as questões socioambientais relacionadas à água. Além disso, promove o engajamento dos atores sociais em políticas públicas e iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da água, a garantia do suprimento hídrico e a conservação dos corpos d’água. O objetivo geral é contribuir para que as gerações atuais e futuras tenham acesso e utilizem os recursos hídricos de forma sustentável.

Nas Bacias PCJ, a mesma água que atende a um município pode ser utilizada por outro logo adiante. Portanto, para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e criar uma cultura coletiva de cuidados essenciais para o fortalecimento do senso de pertencimento dos 76 municípios das Bacias PCJ, é necessário fazer com que cada município perceba a interdependência que existe na gestão da água.

Os Comitês PCJ e a Agência de Bacias PCJ buscam promover a sustentabilidade e a correta gestão dos recursos hídricos, com integração entre as áreas urbana e rural, políticas públicas e engajamento da comunidade, para que seja viável um desenvolvimento harmônico e responsável.

Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ

A Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ visa estabelecer os fundamentos, princípios, diretrizes, objetivos e os programas de educação ambiental na comunicação, em processos formativos formais e não formais sobre a realidade socioambiental das Bacias PCJ e as ações prioritárias do Plano das Bacias PCJ, educação ambiental nos empreendimentos analisados pelos Comitês PCJ, e formação continuada dos seus membros, no âmbito das Bacias PCJ. COMITÊS PCJ (2024).

Jovem, Vem Para o PCJ. Fonte: Acervo Agência das Bacias PCJ, 2024.

Em 2024, a Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ apresentou a proposta de revisão da Política de Educação Ambiental, a qual foi aprovada e deliberada pelo Plenário dos Comitês PCJ, conforme ANEXO I – Deliberação dos Comitês PCJ nº 488/2024, de 30/08/2024.

Tomou-se como base para a revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ o Caderno Temático de Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias do Plano de Bacias PCJ 2020 a 2035. Desde então, a Agência das Bacias PCJ, trabalha para que as ações previstas e priorizadas sejam implementadas. Para isso, no período de 2023 a 2024, por orientação da CT-EA, a Agência das Bacias PCJ realizou uma série de encontros envolvendo representantes das entidades membros dos Comitês PCJ e de suas instâncias (CTs) para discussões visando ao planejamento para a execução de tais ações, classificadas de acordo com os programas de educação ambiental da referida política (ANEXO II – Detalhamento dos Programas).

Desenvolvimento de olhar
crítico e o engajamento social na

GESTÃO DOS RECURSOS
HÍDRICOS DAS BACIAS PCJ

Programas da Política
de Educação Ambiental

DOS COMITÊS PCJ

CAPACITAÇÕES

O Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos, tanto em âmbito estadual quanto federal, fundamenta-se na participação e na transparência – tanto na tomada de decisões quanto na aplicação e divulgação dos resultados decorrentes da implementação das ações previstas e priorizadas pelo Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035, em consonância com as deliberações dos Comitês PCJ.

Para isso, é necessário ampliar continuamente o conhecimento e a troca de saberes – administrativos, financeiros, técnicos e sociais – sobre a gestão dos recursos hídricos, de modo a envolver todos os representantes das entidades-membro dos Comitês PCJ e de suas instâncias (CTs). Investir nesse processo é, sem dúvida, promover o bom atendimento e o desempenho eficiente de cada ente do sistema de gestão das Bacias PCJ.

RESULTADOS

Em 2023 e 2024 foram contabilizadas as participações dos representantes das entidades membros dos Comitês PCJ e suas instâncias em capacitações.

Cursos de Capacitação para Operadores dos

Sistemas de Tratamento de Água
e esgoto Domésticos

2023

Por meio de parceria com o Consórcio PCJ, foram promovidos cursos pelos Comitês PCJ, com apoio da SANASA (Campinas/SP) e DAE (Rio Claro/SP), que cederam espaço para a realização das 40 horas/aula teóricas e práticas.

De uma série de quatro cursos, o primeiro foi realizado de 22 a 26 de maio de 2023, e o segundo, de 24 a 28 de julho de 2023, com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam como operadores de Estações de Tratamento de Água (ETA). Ao todo, participaram 56 técnicos-operadores.

O terceiro curso foi direcionado a cerca de 32 técnicos, operadores de Estações de Tratamento de Efluentes Domésticos (ETE), e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Louveira (SP), sendo realizado de 25 a 29 de setembro de 2023.

Para finalizar, o quarto e último curso da série foi realizado em Piracicaba (SP) e contou com a participação de aproximadamente 30 técnicos, operadores de ETE, com o apoio da Fundação Escola de Engenharia de Piracicaba (FUMEP) e da empresa Águas do Mirante S.A.

Vale destacar que ações de capacitação e difusão de conhecimentos estão priorizadas no Plano das Bacias PCJ (2020 a 2035), por meio do caderno temático de Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias e do caderno temático de Enquadramento dos Corpos D’Água Superficiais.​

Cursos de Capacitação para operadores dos​ sistemas de tratamento de água e esgoto domésticos. Fonte: Acervo da Agência das Bacias PCJ, 2023.

Fonte: Acervo da Agência das Bacias PCJ, 2024.

2024 a 2026

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ, em parceria com o Consórcio PCJ e a Agência Reguladora de Saneamento – ARES PCJ, celebraram em 2024 o Primeiro Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Trilateral – nº 02/2022. O objetivo é dar continuidade à parceria entre as entidades para o apoio à Escola de Água e Saneamento, no período de 2024 a 2026.

O propósito central da iniciativa é oferecer cursos on-line, presenciais e híbridos, voltados à capacitação de operadores, técnicos e gestores dos serviços de saneamento, com vistas ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população.

A partir de 2025 serão implementadas duas trilhas formativas e cerca de cinco minicursos extras, com o objetivo de promover a troca de experiência entre os profissionais atuantes em ETA e ETE, por meio de conceitos, padrões e boas práticas de monitoramento e operação, de modo a contribuir para a confiabilidade, a estabilidade e a otimização dos processos de tratamento.

Curso de especialização (pós-graduação lato sensu)

Gerenciamento de Recursos Hídricos

A formação e a capacitação técnica de representantes das entidades membros dos Comitês PCJ e de suas instâncias (CTs), bem como de gestores dos recursos hídricos das Bacias PCJ, devem ser atividades constantes e rotineiras, sobretudo porque essa qualificação contribui para uma tomada de decisão cada vez mais embasada e eficiente.

Com esse objetivo, os Comitês PCJ deliberaram pela contratação de uma instituição de ensino superior com experiência comprovada, para a realização de curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos. O curso é destinado a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação, indicados pelos Comitês PCJ. A carga horária mínima estabelecida é de 360 (trezentas e sessenta) horas, e o curso é oferecido na modalidade presencial.

Desde 2013 até 2024, a Agência das Bacias PCJ, por meio de seleção pública, celebrou contrato com a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) para a implementação do curso de especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, formando, até o momento, um total de 143 membros dos Comitês PCJ.

Movimento

jovem vem para o pcj

Uma iniciativa dos Comitês PCJ com objetivo de inspirar novos integrantes à gestão dos recursos hídricos. 

2021 - Primeira edição

A edição inaugural foi realizada em 2021, no auge da pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2), em formato on-line. Ao todo, foram promovidos cinco encontros nos dias 9, 15, 22 e 29 de setembro e em 03 de novembro de 2021, sempre das 15h às 16h. Os encontros estão disponíveis no canal da Agência das Bacias PCJ .

Para os registros dos encontros realizados, bem como dos jovens participantes, foi organizado um mural por meio da ferramenta Padlet, cujos resultados podem ser verificados clicando abaixo.

Fonte: Agência das Bacias PCJ, 2021.

Fonte: Agência das Bacias PCJ, 2024.

2024 - Segunda edição

Realizada em 13 de março de 2024, das 8h30 às 13h, no auditório do campus da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), a segunda edição do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” contou com oficinas que abordaram a gestão dos recursos hídricos em articulação com os ODS 6, 13, 14 e 15, considerando a realidade das Bacias PCJ. As atividades foram conduzidas por jovens atuantes na gestão dos recursos hídricos em diferentes órgãos da região, além de representantes de outros movimentos sociais do Brasil.

Fonte: Agência das Bacias PCJ, 2024.

Jovem vem para o PCJ. Fonte: Youtube – Canal Agência das Bacias PCJ.

2025 a 2027 – Terceira edição

Em 2024, uma nova formatação para o movimento “Jovem, vem para o PCJ” foi debatida e aprovada pela CT-EA dos Comitês PCJ. O foco continua sendo a formação de novas lideranças, porém, ao invés de encontro anual, como ocorrido em 2021 e 2024, o objetivo é transformar o movimento em um curso de formação de até dois anos, voltado a preparar jovens e adultos das entidades membros dos Comitês PCJ para assumirem posições como representantes dos colegiados em 2027.

Inicialmente, a proposta previa a participação de jovens de 20 a 30 anos, mas a maioria dos membros da CT-EA sugeriu ampliar a faixa etária para incluir pessoas acima dos 30 anos, consideradas “Jovens de conhecimento”.

A terceira edição (2025 a 2027) contará com a participação de, no mínimo, 12 e, no máximo, 36 representantes das entidades membros dos Comitês PCJ e de suas instâncias, cada um acompanhado por um tutor atuante nos Comitês PCJ.

Fonte: Agência das Bacias PCJ, 2025.

Comunicação integrada para públicos diversos

A gestão dos recursos hídricos depende da participação ativa da sociedade e, para incentivá-la, é necessário adotar uma comunicação dinâmica e objetiva, que facilite o entendimento sobre o trabalho desenvolvido pelos Comitês PCJ e pela Agência das Bacias PCJ, destacando os benefícios proporcionados à população. Um dos grandes desafios, no entanto, é o constante crescimento populacional na região das Bacias PCJ, impulsionado pela chegada de pessoas de outras localidades, o que intensifica ainda mais a necessidade de uma comunicação adequada e assertiva. Trata-se de uma tarefa complexa, pois envolve diversos atores sociais de diferentes setores (industrial, agrícola, turístico, educacional, população urbana e rural, entre outros).

Fonte: Agência das Bacias PCJ, 2025.

Para alcançar e envolver essa diversidade, são realizadas campanhas em redes sociais, rádio e televisão, abordando desde temas cotidianos e presentes na vida da população, como o uso doméstico consciente da água, até questões mais técnicas, como a proteção de mananciais, o afastamento e o tratamento de esgoto, entre outros.

Outra estratégia adotada pela Agência das Bacias PCJ tem sido a promoção de campanhas em datas estratégicas, como o Dia Mundial da Água. São ocasiões propícias para reforçar a mensagem de que a natureza é uma grande produtora de água e, por isso, é fundamental cuidar das florestas, das nascentes, dos mananciais de abastecimento público e do uso e conservação do solo.