English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PCJ Virtual

Conheça O PCJ Virtual

Que tal visitar de forma virtual as Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí que integram 76 municípios entre o estado de São Paulo e Minas Gerais?

Através do PCJ Virtual é possível!

Com o intuito de aproximar a população das causas ambientais e promover informação sobre as Bacias, o PCJ Virtual traz como novidade conteúdos para aprender e se divertir ao mesmo tempo. São vídeos em 360°, educativos e navegáveis, além da possibilidade de jogar o game Tesouro das Águas pelos rios das Bacias PCJ.

O projeto foi idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ e pela Agência das Bacias PCJ. Conheça, viva esta experiência e aprenda com o PCJ Virtual.

Game Tesouro Das Águas

Quem não gostaria de ter a experiência de usar um óculos de realidade virtual?

O game Tesouro das Águas foi pensado em toda uma experiência em que é possível realizar um passeio de bote, partindo das nascentes mais distantes do Rio Piracicaba (na zona rural de Sapucaí-Mirim/MG) até chegar na cidade de Piracicaba/SP. Ao longo deste caminho é possível presenciar os encontros das águas do Rio Camanducaia com o Rio Jaguari no município de Extrema/MG, e mais à frente com o Rio Atibaia em Americana/SP, passando antes pelas represas do Sistema Cantareira.

Além da paisagem e informações pelo caminho, o jogador é desafiado a guiar o bote entre obstáculos e capturar recompensas para somar pontos num placar final.

Comece A Jogar Agora Mesmo

O game Tesouro das Águas está disponível para plataformas Android e IOS e espera por você.

Você pode baixar o jogo e se divertir com a família e os amigos clicando nos botões abaixo. Jogue agora mesmo e viva esta experiência!

Faça Um Tour Virtual 360° Pelas Bacias PCJ

Durante o tour virtual 360°, você terá a sensação de estar visitando os principais pontos que compõem os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí das Bacias PCJ.

Além da visita, você conhecerá mais sobre a cidade e suas memórias, seus pontos de monitoramento, a qualidade das águas que chegam até seus respectivos cidadãos e toda a prestigia toda a beleza destes rios.

Estrutura Itinerante

 

O stand do PCJ Virtual estará presente, inicialmente, durante a Festa das Nações em Piracicaba, de 20 a 22 de maio de 2022 no Engenho Central. O público poderá conferir na íntegra o lançamento do projeto, experimentar gratuitamente o game Tesouro das Águas com óculos de realidade virtual e ainda receber um brinde!

Ao longo do ano o PCJ Virtual passará por 24 cidades das Bacias PCJ para que cada vez mais pessoas conheçam e se inteirem sobre a gestão de recursos hídricos. Acompanhe a agenda em nossas redes sociais com a #pcjvirtual.

Cardboard Sustentável



No final da experiência com o game em nosso stand, o visitante levará como brinde um óculos montável de material sustentável para continuar jogando em casa. O cardboard possui todas as instruções de montagem! 

Educação Ambiental

O PCJ Virtual também tem como propósito auxiliar instituições de ensino público ou privado a levarem conscientização sobre o meio ambiente através de uma educação ambiental de qualidade. Por isso, preparamos um material exclusivo para que professores e alunos atuem em conjunto com um desenvolvimento sustentável nas Bacias PCJ.

Confira mais informações.

Galeria

Confira os vídeos realizados em algumas das cidades que já passamos!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support