English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Conheça o projeto M.A.R.U

No Dia Mundial da Água 2024, também celebramos o projeto MARU, um projeto piloto francês de monitoramento das águas residuais urbanas via satélite. Implantado no Brasil apenas aqui nas Bacias PCJ (SP) e na Bacia do Paraíba do Sul (RJ), já pode ser considerado um marco na cooperação entre Brasil e França em defesa da qualidade da água!

O MARU foi custeado pelo Tesouro Francês (FASEP) e subvenção da Direction Générale du Trésor.

A operacionalização técnica foi uma grande parceria entre Escritório Internacional das Águas OiEau, Agência de Bacias AGEVAP e Agências das Bacias PCJ.

 

Durante suas etapas de implantação o projetou contou com a cooperação da Sanasa Campinas, Semae Piracicaba, Light, SAAE-Volta Redonda, FCTH e SER – Embaixada da França no Brasil.

É um primeiro e grande passo em termos de inovação e tecnologia no monitoramento contínuo da qualidade da água e que certamente renderá muitos frutos!

Acompanhe no minidocumentário a seguir a união de esforços de todos os envolvidos, desde a concepção do projeto até a implementação dos primeiros dispositivos no Brasil!

Acompanhe mais em nossos canais!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support