| SISTEMA DE INFORMAÇÕES
O instrumento Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, previsto na Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão.
Os dados gerados pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos serão incorporados ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
Os princípios básicos para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos são:
- Descentralização da obtenção e produção de dados e informações;
- Coordenação unificada do sistema;
- Acesso aos dados e informações garantido à toda a sociedade.
- Os objetivos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos:
- Reunir, dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil;
- Atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional;
- Fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.
| SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA ÁREA DAS BACIAS PCJ:
O Sistema de Informações para as Bacias PCJ é o SSD PCJ (Sistema de Suporte a Decisões das Bacias PCJ), que está em constante desenvolvimento. Nesse sistema, é possível, por exemplo, acessar dados atuais e históricos de monitoramento, e acompanhar a situação hidrometeorológica das Bacias PCJ.