Práticas de compras

A3P

PACTO GLOBAL

ODS

109 fornecedores em 2020, sendo 66 localizados nas Bacias PCJ.

18% das licitações foram efetivadas considerando critérios de sustentabilidade.

"

A Profill tem, em sua essência, a expertise de elaboração de planos de recursos hídricos. O contrato com a Agência das Bacias PCJ é o primeiro que não é feito para um órgão governamental. E isso nos traz um grande aprendizado. Ao prestar serviços para a Agência das Bacias PCJ a gente reconhece uma equipe qualificada, comprometida em fazer a revisão e com os prazos. E mais: percebemos um esmero e um compromisso com resultados. Ter no portfólio a Agência das Bacias PCJ nos coloca em um outro patamar no mercado e isso gera valor para a empresa, já que a Profill tem se consolidado como um player importante no contexto nacional na área de planejamento de recursos hídricos.”

Sidnei Agra
Diretor da Profill Engenharia e Ambiente

Gestão e contratação de fornecedores

A cadeia de fornecedores da Agência das Bacias PCJ é formada por empresas prestadoras de serviços, consultores, instituições de ensino e pesquisa. Os principais deles atuam na prestação de serviços especializados para a gestão dos recursos hídricos. Os contratos se dão por processos de licitação para os quais são considerados critérios técnicos, administrativos e legais. 

Para valores contratados até R$ 80 mil, a Agência das Bacias PCJ segue o que estabelece a Lei Complementar 123/06, Art. 47, que permite, neste caso, o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte. É uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, com a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

Em relação à priorização de fornecedores locais, em função da obrigatoriedade ao atendimento da Lei de Licitação e Compras Públicas, se faz necessária ampla divulgação e a contratação de fornecedores de diferentes localidades, e não exclusivamente locais. (GRI 103-1, 103-2, 204-Práticas de compras 204-1)

Quadro de fornecedores em 2020

(GRI 102-9)

Quantidade de empresas

Total gasto (em R$)

Data base: dezembro/2020. Fonte: Agência das Bacias PCJ
¹ Esse valor considera serviços contínuos aditados de anos anteriores

Fornecedores MEI, ME, EPP e EIRELI: 76

nas Bacias PCJ: 59
fora das Bacias PCJ: 17

Fornecedores grande porte: 33

nas Bacias PCJ: 7
fora das Bacias PCJ: 26

Valores estimados x valores contratados em processos licitatórios realizados em 2020

Critérios socioambientais de contratação

A Agência das Bacias PCJ adota critérios socioambientais no processo de compras desde 2019. Esta frente de ação está prevista no Plano de Gestão Socioambiental (PSG) da A3P PCJ. Uma das ferramentas utilizadas é a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) do Estado de São Paulo, que objetiva a negociação de preços de bens e serviços a serem adquiridos por entidades da Administração Pública Estadual e Municipal de forma eletrônica, proporcionando igualdade de condições de participação aos usuários. O próximo desafio da Agência das Bacias PCJ, após a redução do volume de compras em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19 (veja em Desempenho econômico desafiado em 2020), é promover a construção da nova sede da instituição com base na metodologia de licitações sustentáveis. (GRI 204-1, 103-2, 308-1, 414-1)

Em 2020, 18% das licitações foram efetivadas considerando critérios de sustentabilidade, 7 pontos percentuais acima de 2019.