Mensagens dos Comitês PCJ

A sustentabilidade passa, cada vez mais, a integrar a gestão e a governança da Agência das Bacias PCJ, sendo notável a eficiência nos resultados, nos desafios e na forma como a instituição gerencia os temas considerados prioritários nas esferas ambiental, social e econômica. Percebemos que o amadurecimento das ações beneficia o processo da sustentabilidade no dia a dia da instituição, bem como em ações executadas nas Bacias PCJ.

Há algum tempo o termo “sustentabilidade” já não é mais atrelado somente aos ambientalistas, ganhando importância no dia a dia nas áreas econômicas, de ciência e desenvolvimento, sendo associado à responsabilidade socioambiental. Nesse contexto, as Bacias PCJ têm a oportunidade de inovar, de adotar políticas para a preservação da biodiversidade e destinar investimentos para ampliação e melhorias da rede de saneamento básico, gerando valor para o território das Bacias PCJ.

O trabalho da Fundação Agência das Bacias PCJ é um desafio cotidiano, fornecendo suporte técnico e administrativo e promovendo a gestão financeira dos recursos das Cobranças PCJ. É sempre um grande aprendizado que exige cada vez mais dinamismo e reciclagem de conhecimento. Assim, sempre em sintonia com as demandas dos Comitês PCJ, a renovação do contrato de gestão mostra a excelência dos trabalhos que essa instituição desenvolve nas Bacias PCJ. (GRI 102-14)

Percebemos que o amadurecimento das ações beneficia o processo da sustentabilidade no dia a dia da instituição.”

Sidney José da Rosa Presidente do CBH PJ1 e presidente em exercício do PCJ FEDERAL

Considerando que a sustentabilidade está amparada em três pilares – econômico, social e ambiental -, quando mantemos essa harmonia, temos condições de garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.

A atuação da Agência das Bacias PCJ está baseada justamente nestes três pilares, caminhando em linha com o ODS 6 nessa esteira.

A percepção da evolução da sustentabilidade nas Bacias PCJ, nos últimos anos, é nítida, pois todas as ações, decisões, procedimentos e planejamentos são feitos visando o bem comum da atual geração e das futuras.

A relevância da atuação com esse olhar da sustentabilidade é ainda maior ao considerar que as Bacias PCJ estão localizadas numa região do País com escassez hídrica elevada. Portanto, se a Agência das Bacias PCJ não atuar com foco na condição financeira, social e ambiental, estará fadada ao fracasso.

Nesse contexto, a renovação do contrato com a ANA foi de fundamental importância, já que a parceria de sucesso continuará permitindo o desenvolvimento das Bacias PCJ com foco na melhoria contínua da qualidade de vida da população nela inserida e do meio ambiente. 
(GRI 102-14)

A renovação do contrato com a ANA foi de fundamental importância, já que a parceria de sucesso continuará permitindo o desenvolvimento das Bacias PCJ.”

Marco Antônio dos Santos Presidente em exercício do CBH PCJ