Mensagem da Presidência

O ano de 2020 desafiou a todos de muitas maneiras. A pandemia da Covid-19, sem dúvida, foi o maior dos desafios, impondo mudanças na forma de trabalhar e nas ações programadas. Ao lado de uma nova configuração de trabalho e de vida, chegamos, em 2020, ao último ano da Delegação de funções da Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ) junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), e do respectivo Contrato de Gestão com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), trazendo a expectativa de uma nova delegação e um novo contrato, novas metas e novos indicadores.

Felizmente, a Agência das Bacias PCJ obteve a renovação e continuará a dar suporte técnico, administrativo e financeiro aos Comitês PCJ até 2035. Esse feito nos enche de orgulho, especialmente por saber que, em todas as instâncias em que o tema foi discutido (Câmaras Técnicas e Plenários dos Comitês PCJ e do CNRH), o trabalho da Agência das Bacias PCJ foi reconhecido, reforçando a eficiência da gestão dos recursos arrecadados e desembolsados.

Chancelando esse posicionamento, o PCJ foi considerado o comitê interestadual com a maturidade mais avançada, em pesquisa realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) junto a nove comitês de bacias hidrográficas. É reconfortante saber que nosso time está desenvolvendo um ótimo trabalho e que, nos próximos 15 anos, continuaremos a atuar com foco na busca das metas e resultados, com vistas à gestão de qualidade dos recursos hídricos das Bacias PCJ.

Infelizmente, temas que já nos desafiavam antes mesmo da pandemia tiveram nossas expectativas frustradas, como a revisão dos valores da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e a hipótese de financiamentos com retorno. A prorrogação dos prazos de pagamento pelo usuário nos sistemas nacionais e estaduais de cobrança, como medida de enfrentamento da pandemia, foi outro desafio de gestão neste ano tão atípico.

Considerando ainda os depósitos em juízo feitos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após questionamento da metodologia de cálculo feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), posso dizer que nossos resultados foram impactados em 2020, o que nos levou a fazer projeções de desembolso mais conservadoras para os próximos anos.

O Plano das Bacias PCJ e o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) sofreram alterações de metodologia, exigindo esforços extras de nossa equipe. Nesse cenário, o home office e o formato de reuniões em videoconferência, modalidades adotadas em função do distanciamento social, foram facilitadores para os vários debates que envolveram a Agência das Bacias PCJ, a ANA e outras entidades, de forma rápida, segura e interativa.

Os avanços alcançados em digitalização, decorrentes do Projeto ED Digital, foram fundamentais para a adoção do home office na Agência das Bacias PCJ. E, mesmo a distância e de forma digital, conseguimos evoluir em muitas das ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que representa a internalização da sustentabilidade em nossa atuação. Ampliamos a cultura do uso consciente de recursos em nosso cotidiano – agora muito mais dentro de casa, que se transformou em nosso escritório -, reforçamos o incentivo a hábitos saudáveis para a melhoria de qualidade de vida e continuamos com as capacitações online. Ainda temos o desafio de aprimorar o processo de compras sustentáveis, mas acreditamos que estamos no caminho certo.

De olho no futuro, temos importantes tarefas para superar as dificuldades que vêm impactando nossa atuação. Em curto prazo, vamos focar no debate com nosso principal usuário, a Sabesp, para encontrarmos a melhor solução para o entrave dos pagamentos. Em médio prazo, acredito que poderemos retomar todas as expectativas que havíamos depositado em 2020 e que não foram concretizadas. Temos instrumentos sólidos de gestão para isso e, o mais importante, um time engajado e comprometido. Tenho certeza de que com a expertise e a colaboração de todos os integrantes das Bacias PCJ, conseguiremos voltar ao ritmo da nossa caminhada. (GRI 102-14)

Felizmente, a Agência das Bacias PCJ obteve a renovação e continuará a dar suporte técnico, administrativo e financeiro aos Comitês PCJ até 2035.”

SERGIO RAZERA Diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ