Biodiversidade

A3P

PACTO GLOBAL

ODS

Diagnóstico ambiental concluído em mais de 5 mil ha em um total de 8 mil planejados e PSA em mais de 500 ha, envolvendo 60 propriedades em áreas prioritárias de mananciais de interesse para o abastecimento público – 13 iniciativas no Banco de Projetos PCJ.

Mais de 1000 ha de áreas com passivo ambiental de restauração, cadastrados via Banco de Áreas PCJ.

"

A Agência das Bacias PCJ analisa os programas e projetos para garantir a sua realização. E o fato de os Comitês PCJ terem escolhido trabalhar questões socioambientais é um grande marco. A Agência das Bacias PCJ trouxe a questão das soluções baseadas em natureza, que é o que há de mais moderno quando se fala em gestão de recursos hídricos. E isso é mais um traço de pioneirismo que coloca a instituição na frente, fazendo acontecer, envolvendo a sociedade, e buscando um equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental.”

Mário Mantovani,
Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica.

Conservação e proteção de mananciais

Ao investir na melhoria da infraestrutura natural, utilizando-se de soluções baseadas na natureza* para a recuperação, conservação e a proteção de mananciais, a Agência das Bacias PCJ contribui para a melhoria da disponibilidade e da qualidade de água dos mananciais de abastecimento público das Bacias PCJ.
Orientadas por dois principais instrumentos – A Política de Mananciais PCJ e o Plano Diretor para Recomposição Florestal (PDRF-PCJ) – as ações voltadas à melhoria da resiliência dos mananciais abrangem iniciativas de diagnóstico ambiental, restauração e preservação de fragmentos de vegetação, de maneira complementar ao manejo e conservação de solos e ao saneamento rural, com foco no diagnóstico integral da paisagem para adequação ambiental de áreas degradadas. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) também representa uma categoria de ação desenvolvida e voltada à adequação ambiental em propriedades rurais. (GRI 103-1, 103-2, 304-Biodiversidade)

*Infraestrutura natural, de maneira complementar à chamada infraestrutura cinza (relacionada a obras de engenharia civil).

programas temáticos da política de mananciais pcj

programa I

Recuperação Ambiental em Áreas de Interesse: programa estruturante que visa à adequação ambiental de propriedades rurais.

programa II

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): programa estruturante que visa ao incentivo econômico a proprietários geradores de serviços ambientais.

programa III

Áreas Sujeitas à Restrição de Uso com vistas à Proteção dos Recursos Hídricos: programa estratégico que apoia as áreas protegidas e a integração de dados relacionados, no que tange à interface das mesmas com os mananciais.

programa IV

Proteção dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado: programa estratégico de apoio a ações relacionadas à proteção dos biomas ocorrentes no território
das Bacias PCJ.

programas temáticos da política de mananciais pcj

programa I

Recuperação Ambiental em Áreas de Interesse: programa estruturante que visa à adequação ambiental de propriedades rurais.

programa II

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): programa estruturante que visa ao incentivo econômico a proprietários geradores de serviços ambientais.

programa III

Áreas Sujeitas à Restrição de Uso com vistas à Proteção dos Recursos Hídricos: programa estratégico que apoia as áreas protegidas e a integração de dados relacionados, no que tange à interface das mesmas com os mananciais.

programa IV

Proteção dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado: programa estratégico de apoio a ações relacionadas à proteção dos biomas ocorrentes no território
das Bacias PCJ.

Plano Diretor para Recomposição Florestal

Áreas de demanda florestal (conservação de solos, reflorestamento, preservação de fragmentos);

Tratativas específicas inerentes às áreas urbanas e periurbanas (transição);

Escalas de trabalho - macro (Bacias PCJ), meso (sub-bacias) e micro (microbacias – municipal);

Ferramenta para identificação de áreas visando à recomposição florestal na escala municipal – Manual e kit cartográfico;

Componente do Plano das Bacias PCJ 2020-2035 e interface com a Política de Mananciais PCJ.

Disponibilização de áreas e projetos

As áreas e projetos disponibilizados para intervenções de restauração ecológica e adequação ambiental estão cadastrados em duas ferramentas públicas: Banco de Áreas PCJ e Banco de Projetos PCJ.

Banco de Áreas

Cadastro de áreas disponíveis em propriedades rurais, localizadas nas Bacias PCJ, visando à restauração ecológica. A área disponível, uma vez cadastrada, irá compor um conjunto de áreas aptas a serem adotadas por interessados como medida compensatória para cumprimento de obrigação ambiental ou como ação voluntária de responsabilidade social.

Banco de Projetos

Cadastro de projetos elaborados no âmbito da Política de Mananciais PCJ, disponíveis para a execução das intervenções previstas, com objetivo de adequação ambiental e transparência. Os projetos são cadastrados pela Agência das Bacias PCJ e poderão ser financiados por instituições interessadas em investir em restauração e outras intervenções voltadas à adequação ambiental necessária.

Para saber mais:

Projetos de adequação ambiental realizados por município

(GRI 304-3)

Programa Edital  Municípios  Valor (R$)  Microbacias abrangidas  Nº de  propriedades abrangidas  Área (ha)  Situação 
I  Piloto  Holambra  432.508,08 10 microbacias com foco no Borda da Mata 105 2000 Concluído (2017) 
I  2019  Salto¹ 17.823,14  Ribeirão Pinhal  1  317  Concluído  (2019) 
I  2019  Jaguariúna² 275.638,60  Rio Camanducaia  21  962  Em execução  (2020-2021) 
I  2019  Charqueada  370.848,00  Córrego Tijuco Preto  48  1522  Não iniciado 
I  2018  Artur Nogueira  226.228,00  Córrego Sertório  45  661 Não iniciado 
I  Piloto  Analândia  183.560,94  Córrego Cavalheiro  18  1670  Concluído  (2019) 
I  Piloto  Charqueada  São Pedro  374.444,36  Córregos Boa Vista e Água Branca  29  2170  Concluído  (2019) 
I  Piloto  Limeira  599.600,00 Córrego Tabajara 115 1320 Em execução
Total 9 2.187.189,38  9 382 10622

Data base: novembro de 2020. Fonte: Agência das Bacias PCJ 

¹Salto – O PIP foi executado pela equipe da Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ. 

²Jaguariúna – Até o fechamento do relatório, os PIPs que estavam em execução pela equipe da Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ estavam paralisados por conta da pandemia da Covid-19.

Ambos os valores informados são estimativas, caso fossem licitados. Os valores não foram computados nos totais apresentados. Para os demais municípios os PIPs foram licitados e acompanhados pela Agência das Bacias PCJ. 

Restauração em áreas prioritárias

O quadro a seguir apresenta dados quantitativos de passivo ambiental existentes e diagnosticados nos projetos de adequação ambiental (Programa I) que representam a demanda por restauração . As intervenções de restauração serão, ou estão sendo feitas, por meio de parcerias com outras entidades e com o acompanhamento das respectivas Unidades Gestoras dos projetos locais (UGPs) e pela equipe da assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ. A ferramenta pela qual a equipe gerencia todas as demandas é o Banco de Áreas PCJ. 

A restauração proposta é baseada na legislação vigente e é executada com base nos PIPs elaborados pela Agência das Bacias PCJ, por meio de contratações via processos licitatórios ou execução direta pela equipe da Assessoria Ambiental. A responsabilidade pela execução das intervenções requeridas (isolamento dos fatores de degradação – cercamento, preparação, plantio, manutenção e monitoramento) é de entidades parceiras, ou instituições adotantes via Banco de Áreas PCJ, podendo ser complementados com recursos da Cobrança pelo uso dos recursos hídricos arrecadados nas Bacias PCJ (Cobranças PCJ), conforme disponibilidade. A equipe técnica da Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ é responsável pelo gerenciamento e reclamações via Banco de Áreas PCJ e demais parcerias.

Passivos ambientais por município  – PIPs e Banco de Áreas PCJ

Passivos Ambientais oriundos dos PIPs desenvolvidos
Programa Edital Municípios Área de restauração (ha) Microbacias abrangidas Situação da restauração
I 2019 Salto 9 Ribeirão Pinhal Não iniciado
I Piloto Analândia 80 Córrego Cavalheiro Em execução (2019-2020)
I Piloto Charqueada São Pedro 200 Córregos Boa Vista e Água Branca Não iniciado
Total 4 288 4

Data base: novembro de 2020. Fonte: Agência das Bacias PCJ

Passivos Ambientais Gerais – Banco de Áreas PCJ
Área disponível (ha) Área em execução (ha) Área concluída (ha) Área total (ha)
851 158 65 1074

Data base: novembro de 2020. Fonte: Agência das Bacias PCJ.

Investimentos em Programas de PSA - Pagamento por Serviços Ambientais

No quadro a seguir são apresentados alguns dados dos Projetos de PSA (Programa II) selecionados nos Editais  da Política de Mananciais PCJ. As ações do Programa II serão executadas por meio de contratos de transferência de recursos da Cobrança PCJ Federal, assinados entre o Operador Caixa Econômica Federal (CAIXA) e os municípios citados a seguir, com acompanhamento e gestão pela Agência das Bacias PCJ. Os contratos foram assinados em agosto do ano vigente e os desembolsos passarão a ocorrer pelos próximos dois anos, a contar da data de assinatura e conforme os cronogramas específicos de cada um dos projetos.

Os contratos encontram-se na fase de licitação dos serviços pelos tomadores de recursos, incluindo ainda tratativas de alguns municípios com proprietários para o recebimento do incentivo econômico.  A inclusão da temática da “Política de Mananciais PCJ” no contrato de prestação de serviços firmado entre a Agência das Bacias PCJ e a CAIXA, com aderência ao PDC 4 – Proteção dos Corpos D’água do Plano das Bacias PCJ é uma novidade e este é o seu primeiro ano de implementação neste formato

 Relação de passivos ambientais por municípios em projetos de PSA

Programa Edital Modalidade Município Valor (R$) Nº de propriedades abrangidas Área (ha)
II 2019 Incentivo econômico Piracaia 74.571,06 17 699
II 2019 Incentivo econômico + UCE – Unidade Coordenadora de execução (monitoramento)  Jundiaí  229.014,25 16 336
II 2018 UCE – Unidade Coordenadora de execução (monitoramento) Jaguariúna 145.000,06 7  1064
II  2018 Reflorestamento Piracicaba 915.146,50 10  297
II 2018 Incentivo econômico Limeira 44.933,75 10  117
Total 5 1.408.665,62 60 2513

Data base: novembro de 2020. Fonte: Agência das Bacias PCJ

Recursos alavancados com parcerias

Vale destacar a importância das parceiras para o fomento de recursos financeiros visando à execução das intervenções propostas para a adequação ambiental de propriedades rurais, visando a proteção de mananciais. As tabelas apresentam a alavancagem de recursos de parceiros promovida durante a execução dos Projetos Nascentes Holambra e Nascentes Analândia:

Relação de investimentos dos parceiros no Projeto Nascentes Holambra

Parceiros Valor investido (R$ corrente) Relação comparativa (R$ investido)
Agência PCJ R$ 432.508,08 1
Fundação Banco do Brasil R$ 800.000,00 1,85
Agência Nacional de Águas R$ 2.000.000,00 4,62
Secretaria de Agricultura e Abastecimento R$ 694.000,00 1,60
Total investimento R$ 3.926.508,08

Base de dados da Assessoria Ambiental e informações sobre os recursos financeiros estimados, informados pelos parceiros, Agência das Bacias PCJ, 2019.

Relação de investimentos dos parceiros no Projeto Nascentes Analândia

Parceiros Valor investido (R$ corrente) Relação comparativa (R$ investido)
Agência PCJ R$ 680.739,63 1
Fundação SOS Mata Atlântica R$ 5.000.000,00 7,34
Total investimento R$ 5.680.739,63

Base de dados da Assessoria Ambiental e informações sobre os recursos financeiros estimados, informados pelos parceiros, Agência das Bacias PCJ, 2019.

RELAÇÃO

COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS NO PROJETO NASCENTES HOLAMBRA

R$ 1,00

Agência das Bacias PCJ

R$ 1,60

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

R$ 1,85

Fundação Banco do Brasil

R$ 4,62

Agência Nacional de Águas

RELAÇÃO

COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS NO PROJETO NASCENTES ANALÂNDIA

R$ 1,00

Agência das Bacias PCJ

R$ 7,34

Fundação SOS Mata Atlântica

Os gráficos mostram a relação entre o quanto foi alavancado de recursos externos pelos parceiros a cada real investido pela Agência das Bacias PCJ

Os gráficos mostram a relação entre o quanto foi alavancado de recursos externos pelos parceiros a cada real investido pela Agência das Bacias PCJ

Fonte: Base de dados da Assessoria Ambiental e informações sobre os recursos financeiros estimados, informados pelos parceiros, Agência das Bacias PCJ, 2019.

Fonte: Base de dados da Assessoria Ambiental e informações sobre os recursos financeiros estimados, informados pelos parceiros, Agência das Bacias PCJ, 2019.