RELATÓRIO INSTITUCIONAL DA AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ 2020

RELATÓRIO INSTITUCIONAL DA AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ 2020

3ª edição do Relatório GRI

Relato com publicação anual

Temas materiais estruturam o documento

Esta é a terceira edição do Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ, elaborado com base nas Normas GRI Standards, da Global Reporting Initiative, adotadas por empresas e entidades em todo o mundo como metodologia para relatórios de sustentabilidade. Com ciclo de publicação anual, este relato apresenta informações sobre a instituição, tendo 2020 como ano base.

O relatório está estruturado em capítulos, que abordam temas materiais definidos em um processo de materialidade (veja em Materialidade), apresentando os aspectos mais relevantes para direcionar a gestão e a comunicação da Agência das Bacias PCJ, considerando o contexto e os impactos de cada tema.

Indicadores GRI correspondentes aos conteúdos estão apontados em todo o documento, bem como referências a outras agendas públicas às quais a Agência das Bacias PCJ aderiu, como os princípios do Pacto Global, envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Saiba mais em Compromisso com iniciativas públicas.

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização multistakeholder, que orienta empresas e instituições sobre gestão e relato de práticas sustentáveis. Os indicadores GRI seguem diretrizes e estão estruturados em normas econômicas, ambientais e sociais, denominadas GRI Standards, que permitem mensurar o desempenho sustentável de empresas, entidades e empreendimentos em todas as dimensões.

Os temas considerados relevantes para a Agência das Bacias PCJ foram elencados a partir de um estudo, feito em 2018, seguindo o Princípio da Materialidade da GRI. Em 2020, uma análise que levou em conta os cenários interno e externo, não apontou a necessidade de atualização dos temas, que estão mantidos neste relato e orientam a distribuição do conteúdo.

Para cada tema material, foram selecionados e validados os itens de divulgação GRI (indicadores), que compõem o Sumário GRI (exemplo: 102-10). Na revisão realizada em 2020, optou-se por reportar novos indicadores, levando em consideração a evolução da gestão da Agência das Bacias PCJ para os respectivos temas. São eles: GRI 308-1: Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais; GRI 414-1-Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais; e GRI 304-3-Habitats protegidos ou restaurados. (GRI 102-47, 102-48, 102-49)

O Princípio da Materialidade identifica tópicos relevantes com base em duas dimensões: importância dos impactos econômicos, ambientais e sociais da organização; sua influência significativa sobre as avaliações e decisões dos stakeholders.

PROCESSO DE MATERIALIDADE​

IDENTIFICAÇÃO

Análise de fontes secundárias (documentos internos, diretrizes estratégicas, estudos, outros relatórios publicados, avaliações setoriais, entre outras) e entrevistas com os diretores da Agência das Bacias PCJ para levantamento da lista de temas considerados mais relevantes para a instituição.

PRIORIZAÇÃO

Priorização dos temas mapeados pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional, a partir da análise de cada tema e seus impactos.

VALIDAÇÃO

Aprovação da lista de temas materiais pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional e Diretoria da Agência das Bacias PCJ, culminando em 12 temas materiais.

REVISÃO

Nova análise de fontes secundárias considerando os contextos de cenário interno e externo no ano de 2020, resultando na manutenção dos temas materiais e na inclusão de novos indicadores GRI.

PROCESSO DE MATERIALIDADE​

Temas materiais

Desempenho econômico

Impactos econômicos indiretos

Práticas de compras

Anticorrupção

Materiais

Água

Efluentes e Resíduos

Biodiversidade

Emprego

Treinamento e educação

Comunidades locais

Políticas públicas

(GRI 102-47, 102-48, 102-49)