English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Área Ambiental

POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO, CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS NO ÂMBITO DOS COMITÊS PCJ – POLÍTICA DE MANANCIAIS PCJ

A crise hídrica vivenciada entre 2014 e 2015, impactou significativamente a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ. Foram longos períodos de escassez hídrica que afetaram não somente os ecossistemas aquáticos, mas afetando o desenvolvimento econômico local, principalmente o setor industrial.

Todo este período alarmante de eventos extremos fez com que fossem discutidas políticas públicas capazes de integrar as questões ambientais, econômicas e sociais para um desenvolvimento mais sustentável.

E foi neste contexto de crise hídrica que os Comitês PCJ, sensíveis aos problemas hídricos e preocupados com a recuperação, a proteção e a preservação dos mananciais existentes, entenderam a necessidade de se promover um equilíbrio entre a obrigação da proteção dos recursos naturais e ambientais, com as necessidades humanas de ordem econômica e social, no âmbito da gestão de recursos hídricos. A partir deste entendimento, os Comitês PCJ aprovaram a Deliberação nº 238, de 23/10/2015, que tratou sobre a Política de Recuperação, Conservação e Proteção dos Mananciais no âmbito da área de atuação dos Comitês PCJ, também chamada de Política de Mananciais PCJ, a qual estabeleceu diretrizes e instrumentos visando à conservação das águas, recuperação e conservação do solo e da vegetação nativa na área que compreende as Bacias PCJ.

Esta Política de Mananciais PCJ tem sido aperfeiçoada e melhorada nos últimos anos, tendo a sua última revisão aprovada por meio da Deliberação dos Comitês PCJ nº 307/2018, de 14/12/2018, que “Aprova a Revisão da Política de Recuperação, Conservação e Proteção dos Mananciais no âmbito da área de atuação dos Comitês PCJ – Política de Mananciais PCJ e dá outras providências”.

A Política de Mananciais PCJ funciona como ferramenta de apoio à conservação das águas, do solo, da vegetação nativa, das áreas úmidas, dos brejos, das lagoas marginais e de nascentes. Tal ferramenta garante acesso de forma segura e protegida aos recursos hídricos, além de orientar iniciativas voluntárias de recuperação.

Com o intuito de nortear as ações e investimentos a serem empregados no âmbito da proteção de mananciais nas Bacias PCJ, essa política criou quatro programas temáticos:

I. Recuperação, Conservação e Proteção Ambiental em Áreas de Interesse – Exequível por meio do desenvolvimento de PIPs – Projetos Integrais de Propriedade e da posterior execução das ações de restauração ecológica e adequação ambiental pertinentes;

II. Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – Exequível por meio do incentivo econômico a proprietários cujas áreas sejam produtoras de serviços ambientais; execução de ações de restauração inerentes a projetos e/ou programas de PSA e, por meio da UCE – Unidade Coordenadora de Execução, que caracteriza o agente responsável pelo monitoramento de projetos e/ou programas de PSA;

III. Apoio a Áreas sujeitas à restrição de uso, com vistas à proteção dos recursos hídricos – contempla ações de apoio e manejo de áreas sujeitas a restrição de uso, no âmbito do território das Bacias PCJ (UGRHI 05 no Estado de São Paulo e UPGRH PJ 1 no Estado de Minas Gerais).

IV. Proteção da Mata Atlântica e Cerrado – contempla ações para apoiar, conforme previsto na Lei da Mata Atlântica (Lei Federal nº 11.428/06), a proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e bem como na Política Estadual Paulista nº 13.550/2009 de Proteção da vegetação nativa dos Cerrados.

 

STORY MAP – PROTEÇÃO DE MANANCIAIS PCJ

A fim de dinamizar a divulgação das iniciativas e investimentos em infraestrutura natural (“verde”) desenvolvidos e em desenvolvimento pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, é disponibilizada uma plataforma interativa denominada “Story Map”, a qual objetiva otimizar o compartilhamento de geoinformações. Basta clicar no banner abaixo para acessar:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support