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Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Coordenação de Sistemas de Informação-GTSITE

SOBRE A COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A Coordenação de Sistema de Informações foi criada logo após a instalação da Agência das Bacias PCJ, com foco no suporte aos processos de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias PCJ. Foi progressivamente assumindo compromissos envolvendo a coleta de dados hidrológicos e integração entre gestão da quantidade e da qualidade da água. 

PRINCIPAIS FRENTES DE TRABALHO

Atualmente são 4 principais frentes de trabalho, conforme se destaca abaixo: 

  • Frente 1: Sistemas de Informações e Monitoramento Hídrico; 

Esta atividade engloba os esforços para que se assegure que os bancos de dados associados ao monitoramento hídrico do Sistema de Suporte à Decisões das Bacias PCJ (SSD PCJ) sejam alimentados e mantidos atualizados com dados sobre condições de quantidade e qualidade dos recursos hídricos das Bacias PCJ.  

O SSD PCJ é uma ferramenta que foi desenvolvida pela Agência das Bacias PCJ e se encontra implementada e em produção1. Nesta atividade, incluem-se rotinas dedicadas a:  

  • Aprimoramento e monitoramento contínuo das APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) existentes ou em desenvolvimento para obter dados externos para o SSD PCJ; 
  • Inserção manual, conforme necessário, de dados provenientes de redes de monitoramento qualitativo e quantitativo de outras entidades; 
  • Atualização dos dados descritivos das estações de monitoramento disponíveis no SSD PCJ, incluindo, quando aplicável, curvas-chave, nivelamento topográfico, detalhes de instrumentação e informações específicas de novas estações integradas ao SSD PCJ; 
  • Desenvolvimento de atividades para facilitar a colaboração do SSD PCJ com outros sistemas mantidos pelos órgãos gestores de recursos hídricos, como o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos; 

Saiba mais sobre o SSD PCJ, clique no botão abaixo: 

<SSD PCJ>  

  • Frente 2: Apoio para a Sala de Situação PCJ para integração do monitoramento qualiquantitativo; 

Para auxiliar nas demandas, a CSI conta com a dedicação integral de um técnico de nível superior na Sala de Situação PCJ (SS PCJ) localizada junto à sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica /Diretoria da Bacia do Médio Tietê (DAEE/BMT), em Piracicaba – SP, e responderá por atividades que abrangem: 

  • Assessoramento operacional para a SS PCJ; 
  • Proposição de conteúdo, formato e propostas de aperfeiçoamento para produtos como alertas, informes ou boletins; 
  • Participação em discussões com órgãos gestores e instâncias cabíveis dos Comitês PCJ; 
  • Acompanhamento de dados e de resultados das redes de monitoramento com dados disponíveis para as Bacias PCJ; 
  • Extração, preparação, compilação, processamento de dados disponíveis sobre a situação atual e pretérita dos recursos hídricos das Bacias PCJ; 
  • Preparação de planilhas, produtos gráficos e demais recursos de auxílio à visualização de dados; 
  • Acessar, utilizar e atualizar dados em ferramentas de apoio, como o SSD PCJ ou planilhas mantidas pela SS PCJ; 
  • Elaboração e disponibilização, em termos acordados com os órgãos gestores, de boletins diários tratando de temas afetos à qualidade e quantidade da água nas Bacias PCJ; 
  • Elaboração e disponibilização, em termos acordados com os órgãos gestores, de boletins mensais tratando de temas afetos à qualidade e quantidade da água nas Bacias PCJ; 
  • Elaboração e disponibilização de informes, avisos ou alertas, em termos acordados com os órgãos gestores, de boletins mensais tratando de temas afetos à qualidade e quantidade da água nas Bacias PCJ; 
  • Apoio para condução de rotinas administrativas da SS PCJ. 

Para tanto, o profissional deverá auxiliar na compilação de dados disponíveis, na elaboração de planilhas gráficos e preparação de painéis com resumos de informações sobre as condições hidrológicas das Bacias PCJ, subsidiando tomadas de decisões do órgão gestor ou de instâncias dos Comitês PCJ. 

  • Frente 3: Planejamento de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos d’Água Superficiais; 

Essa frente de trabalho refere-se aos esforços necessários para acompanhar propostas sobre o enquadramento dos corpos d’água superficiais nas Bacias PCJ, conforme previsto no Plano das Bacias PCJ de 2020 a 2035. Destacam-se as seguintes atividades: 

  • Apoio na preparação de um Relatório Técnico sobre o enquadramento do Rio Jundiaí (apesar de o relatório ser emitido a cada dois anos, são planejados esforços anuais para coleta e análise de dados sobre o tema); 
  • Desenvolvimento de propostas de indicadores para avaliar a efetividade do enquadramento dos corpos d’água superficiais nas Bacias PCJ; 
  • Acompanhamento e apoio na tramitação de estudos e propostas relacionados ao enquadramento dos corpos d’água superficiais nas Bacias PCJ, com foco especial na região de Minas Gerais que faz parte dessas bacias. 

Parte superior do formulário 

  • Frente 4: Apoio para realização de estudos e projetos 

 

Por fim, mas não menos importante, também temos as atividades de coordenação, lidando com todas as frentes e com as demais demandas que surgem diante dos diálogos que ocorrem nos Comitês PCJ. 

Essa área de trabalho dedica-se à criação de estudos, notas técnicas, informes e relatórios para temas designados. Isso ajuda na concretização e na capacidade de realizar ações previstas no Plano das Bacias PCJ de 2020 a 2035. Algumas atividades que se destacam são: 

  • Anualmente, elaborar os Relatórios de Situação dos Recursos Hídricos da UGRHI-05 (PCJ) com base em dados e orientações técnicas fornecidas pela SIMA-SP. 
  • Produzir relatórios anuais sobre a implementação do Plano de Bacias PCJ, seguindo as agendas estabelecidas em conjunto com a CT-PB (Câmara Técnica de Plano de Bacias). 
  • Criar relatórios de apoio anuais para as publicações periódicas da Agência das Bacias PCJ, como as revistas sobre a gestão das Bacias PCJ. 
  • Organizar e estruturar planilhas ou bases de dados para subsidiar a elaboração de outros relatórios e documentos, além do desenvolvimento de painéis temáticos com síntese de informações. 

Além dessas atividades, é também das competências da CSI realizar o acompanhamento e apoio de atividades previstas em seu Plano de Trabalho Anual, no Planejamento Estratégico da Agência das Bacias PCJ, no Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ ou em compromissos firmados por meio de parcerias e cooperações. Neste contexto, destacam-se as seguintes atividades que poderão ser desenvolvidas: 

  • Avaliar o andamento da aplicação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ; 
  • Coletar, elaborar e revisar documentos conforme solicitado pela Agência das Bacias PCJ para criar relatórios, indicadores, materiais de divulgação, e atender à imprensa, entre outros; 
  • Levantar e analisar informações para o relatório do contrato de gestão; 
  • Atender, quando necessário, às solicitações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SIC); 
  • Manter e atualizar o site da instituição no que diz respeito à CSI; 
  • Coletar informações, conforme demanda da Agência das Bacias PCJ, para preparar respostas a Inquéritos Civis ou outras perguntas de órgãos fiscalizadores; 
  • Participar de Comissões, Comitês e Grupos de Trabalho internos; 
  • Internalização ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ; 
  • Internalização do custeio baseado em atividades (custeio ABC); 
  • Produzir artigos técnicos/científicos para apresentação em eventos externos, quando solicitado; 
  • Acompanhar e executar o Plano de Trabalho (PTA) da CSI; 
  • Elaboração de minutas de Deliberações dos Comitês PCJ; 
  • Apoiar a realização de atividades planejadas e acompanhar termos, acordos ou outros instrumentos de cooperação em que a Agência das Bacias PCJ faça parte; 

Assessorar a CSI na realização de outras atividades atribuídas a ela. Essas atividades serão conduzidas conforme planejamento e orientações periodicamente detalhados pela área. A execução das atividades pode contar com o apoio ocasional dos profissionais das demais frentes, conforme suas especialidades. 

ATRIBUIÇÕES

Faz parte do dia a dia da Coordenação de Sistemas de Informação as seguintes atividades: 

  • Elaboração/revisão dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias PCJ 
  • Operação e manutenção do Sistema de Suporte à Decisões das Bacias PCJ (SSD PCJ) 
  • Operação e manutenção da rede telemétrica 
  • Emissão de boletins hidrometeorológicos 
  • Implementação de ações de apoio visando integração do monitoramento qualitativo com o monitoramento quantitativo 
  • Elaboração de Relatórios sobre a Situação dos Recursos Hídricos 
  • Elaboração de Relatórios de Acompanhamento da Implementação do Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035 
  • Apoio para elaboração dos Relatórios de Execução do PAP PCJ 
  • Elaboração de estudos na área de recursos hídricos 

 

H2: PERFIL TÉCNICO DA COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 

Contamos com um time grande e multidisciplinar que, de forma integrada, é composta por profissionais cujas funções são muito importantes para a nossa rotina e desenvolvimento de atividades. 

Nossa equipe, atualmente é composta por profissionais de nível superior em áreas do meio ambiente, engenharia, biologia e geologia. 

BOTÕES E DOCUMENTOS

SSD

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