English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Características Geopolíticas

Características Geopolíticas

A região das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí abrange a área de 76 municípios, sendo 71 no território do Estado de São Paulo e 5 no Estado de Minas Gerais. Destes, 62 têm sede municipal nas áreas de drenagem da região, estando 58 localizados na porção paulista das Bacias PCJ e 4 na região mineira. Dos municípios que têm território na região, 47 estão totalmente inseridos e 29 têm parte do seu território na região PCJ.

A bacia do rio Piracicaba é a maior da região, em termos de área de drenagem (82% da área de drenagem total) e população (aproximadamente 66% da população residente nas Bacias PCJ), e se subdivide em cinco sub-bacias: Sub-bacia do Rio Atibaia, Sub-bacia do Rio Camanducaia, Sub-bacia do Rio Corumbataí, Sub-bacia do Rio Jaguari e Sub-bacia do Rio Piracicaba.

Com aproximadamente 5,85 milhões de habitantes, em 2019, a região se destaca, do ponto de vista econômico, pois, de acordo com o Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035, o PIB do conjunto de municípios que compõem a região representou, em 2014, 17% do PIB do Estado de São Paulo.

As taxas geométricas de crescimento da população da região, são decrescentes, passando de 1,7% a.a., no período 2000/2010, para 1,3% a.a., no período 2010/2016.

As sub-bacias Camanducaia e Jaguari são as que apresentam menor taxa de urbanização (73,3% e 88,9%, respectivamente), enquanto as sub-bacias Piracicaba e Jundiaí apresentam as taxas mais elevadas (98,6% e 97,4%, respectivamente).

Os municípios do Estado de São Paulo com sede na região pertencem a Região Administrativa (RA) de Campinas, que incorpora também municípios situados na bacia do Alto Mogi-Guaçu.

Nas bacias PCJ encontram-se seis Regiões de Governo (RG) do Estado de São Paulo, localizadas na RA de Campinas: RG Campinas, RG Jundiaí, RG Piracicaba, RG de Rio Claro, RG Limeira e RG Bragança Paulista, as quais constituem níveis de gestão político-administrativa intermediários entre a Região Administrativa e os municípios.

A região geoeconômica da média região PCJ concentra uma das redes de infraestrutura de transportes mais importantes do País. Nela destacam-se um denso complexo viário (que tem nas rodovias Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro I sua espinha dorsal), a linha tronco da FERROBAN e o aeroporto de Viracopos, no município de Campinas, o maior em volume de transportes de carga no País.

Toda essa infraestrutura de transportes, ao mesmo tempo que se comporta como suporte do desenvolvimento econômico da região, estimula a urbanização da área, onde já se verificam fortes tendências à conurbação de cidades. Essas tendências aliadas à importância geoeconômica da região levaram ao processo de criação da Região Metropolitana de Campinas, em 2000, integrando 19 municípios da área: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Fonte: Plano de Bacias PCJ 2020-2035 – Relatório Final.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support