English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Características Físicas

Características Físicas

GEOLOGIA

As Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí estão localizadas na borda leste da porção norte da bacia sedimentar do Paraná, sendo o arcabouço geológico composto por rochas do embasamento cristalino. Considerando a distribuição espacial das litologias destaca-se que:

  • As sub-bacias Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Jundiaí possuem ampla cobertura de rochas do embasamento cristalino (>70%) o que lhes confere respostas hidrológicas e hidrogeológicas análogas.
  • As sub-bacias do Corumbataí e Piracicaba, em contraste, possuem estratos pertencentes ao Sistema Aquífero Guarani (SAG) ocupando quase 50% de sua área.
  • A sub-bacia Capivari possui quase 70% de sua área ocupada pelos estratos do Grupo Tubarão e seu comportamento no que diz respeito à transformação de chuva em vazão é semelhante ao das bacias onde predominam as rochas granitóides.

GEOMORFOLOGIA

Na área das Bacias PCJ ocorrem três domínios morfoestruturais:

  • Depósitos Sedimentares Quaternários: Este domínio é o menos expressivo sendo observado ao longo de alguns cursos d’água distribuídos em todas as porções das Bacias PCJ. De acordo com IBGE (2009), a unidade Planícies e terraços fluviais é caracterizada por áreas planas resultantes de acumulação fluvial, periodicamente alagadas, comportando meandros abandonados e cordões arenosos.
  • Bacias e Coberturas Sedimentares Fanerozóicas: Este domínio é o que ocupa as maiores áreas nas Bacias PCJ, se estendendo da porção central até a foz do Rio Piracicaba, sendo composto por Planaltos e chapadas desenvolvidos sobre rochas sedimentares horizontais a sub-horizontais, eventualmente dobradas e/ou falhadas, em ambientes de sedimentação diversos, dispostos nas margens continentais e/ou no interior do continente.
  • Cinturões Móveis Neoproterozóicos: Este domínio está localizado no leste e se estende até a porção central das Bacias PCJ, onde chega até a Depressão Periférica Paulista. Segundo classificação do IBGE (2009), divide-se em três unidades: Planalto de Amparo, Serra da Mantiqueira e Depressão do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul. De acordo com IPT (2012), essa região é caracterizada por um modelado de relevo com topos convexos, elevada densidade de drenagem e vales profundos. Esse compartimento apresenta encostas íngremes, onde predominam processos de instabilização gravitacionais (escorregamentos). Entretanto, o escoamento superficial da água é bastante acelerado, o que contribui para a formação de processos erosivos laminares do tipo de sulcos e ravinas.

PEDOLOGIA

Mais da metade da área das Bacias PCJ é formada por Argissolos, com predomínio de Argissolos Vermelho-Amarelos (50,5%), sendo também a classe mais representativa em todas as sub-bacias. Os Latossolos ocupam 35,6% da área total das Bacias PCJ, sendo que a classe mais representativa corresponde aos Latossolos Vermelho-Amarelos. Os Neossolos recobrem 4,9% do total das Bacias PCJ, sendo que os Neossolos Litólicos são predominantes. Os Gleiossolos, representados pela classe Gleissolos Háplicos cobrem 1,4% da área das Bacias PCJ. Os Cambissolos Háplicos representam 0,7% da área, enquanto os Nitossolos Vermelhos são a classe menos representativa e correspondem a 0,4% da área das Bacias PCJ.

Fonte: Tomo I do Diagnóstico da Primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.

Fonte: Diagnóstico Primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support