English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Características Climáticas

Características Climáticas

O clima na região sofre influência das massas de ares atlânticas polares e tropicais, provocando diferenças regionais dadas pela distância em relação ao mar e por fatores topoclimáticos, como as serras do Japi e de São Pedro.

De modo geral, o clima é do tipo quente, temperado e chuvoso, apresentando quatro faixas de ocorrências, classificadas segundo a divisão internacional de Köeppen, visualizadas na Figura 1.

Figura 1 - Classificação climática da região das Bacias PCJ.
Fonte: Adaptado de Alvares et al. (2014)

O período chuvoso ocorre entre os meses de outubro e abril, onde registra-se também as maiores temperaturas. No período de estiagem, entre maio e setembro, verifica-se menores médias na temperatura.

Os índices de precipitação pluviométrica anuais variam, na média, entre 1.195 mm e 1.609 mm. Entretanto, nos trechos das cabeceiras dos cursos formadores do rio Piracicaba, na região da Serra da Mantiqueira, à leste de Bragança Paulista, ocorrem as maiores precipitações pluviométricas (Figura 2). Esses índices caem na porção centro sul das bacias, na depressão periférica paulista, com destaque para os municípios localizados à jusante das sub-bacias Capivari e Jundiaí.

Figura 2 - Precipitação anual (mm) nos municípios das Bacias PCJ.
Fonte: CEPAGRI (2017) e IRRIGART (2013).

Para o monitoramento da precipitação na região há um total de 355 estações pluviométricas, das quais 241 estavam operacionais e 114 não-operacionais, em 2016, segundo dados da primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.

Fonte: Diagnóstico Primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support