English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PROJETO MANANCIAIS CHARQUEADA/SÃO PEDRO

PROJETO MANANCIAIS CHARQUEADA/SÃO PEDRO

O Projeto Nascentes Analândia Mananciais Charqueada/São Pedro é uma iniciativa que envolve a Prefeitura e Câmara Municipal de Charqueada, Câmara Municipal São Pedro, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (SAA-CATI), APA Corumbataí-Piracicaba-Tejupá, ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ. O objetivo é promover a recuperação, conservação e proteção de nascentes e cursos d’água de São Pedro e Charqueada, na área que compreende as microbacias dos córregos Água Branca e Boa Vista respectivamente. A ação tem como base o desenvolvimento de projetos de adequação ambiental visando a recuperação, conservação e proteção de mananciais, conforme a Política de Mananciais PCJ.

LINHA DO TEMPO

 

A bacia do córrego Boa Vista do município de Charqueada era antigamente um manancial de abastecimento. Com o crescimento populacional do município houve uma diminuição da disponibilidade e piora na qualidade hídrica. Esse fato, resultou na alteração da captação para a bacia do Córrego Água Branca, em São Pedro, na região limítrofe entre os municípios.

O Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, tem como objetivo a recuperação do Córrego Água Branca e do Córrego Boa Vista, os quais apresentam potencial para abastecimento público e garantia de segurança hídrica para o município de Charqueada e indiretamente ao município de São Pedro. Os projetos executivos PIPs, financiados pela Agência das Bacias PCJ, englobarão 33 propriedades abrangendo uma área de 4.646,46 hectares.

Desde março de 2017, iniciaram-se os diálogos entre os técnicos da Agência PCJ, técnicos da CATI, e da Casa da Agricultura, e os vereadores dos municípios em questão.

Em 05 de junho de 2017, foi formada a Unidade Gestora do Projeto – UGP Mananciais Charqueada/São Pedro, grupo que acompanhará as atividades a serem desenvolvidas nas propriedades localizadas na área objeto do projeto.

Ao longo dos meses de julho e agosto 2017 o grupo envolvido realizou a mobilização dos proprietários, bem como receberam os Termos de Autorização assinados pelos proprietários que farão a adesão ao projeto.

Em 26/05/2018 foi realizado evento de lançamento do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, o evento contou com cerca de 50 pessoas, desde os proprietários rurais, autoridades locais e parceiros da Agência das Bacias PCJ. Durante o evento houve ainda plantio simbólico de mudas de árvores nativas em uma das propriedades envolvidas.

Após o evento foi dado início das atividades de levantamento e caracterização in loco das propriedades pela empresa contratada CODASP. A previsão de entregue dos PIPs aos proprietários é maio/2019.

FOTOGRAFIAS DO PROJETO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support