Reuniões realizadas no Museu da Água e na Biblioteca Municipal de Piracicaba formalizaram o planejamento e os investimentos para o próximo ano.
Nos dias 25 e 29 de outubro, foram realizadas a 21ª Reunião Extraordinária do Conselho Fiscal e a 23ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Agência das Bacias PCJ, nas quais os membros aprovaram, por unanimidade, o Plano de Trabalho e a Proposta Orçamentária para 2025. As reuniões, realizadas no auditório do Museu da Água e na Biblioteca Municipal de Piracicaba, definiram um orçamento de aproximadamente R$ 43 milhões para o próximo exercício, sendo R$ 8.946.331,79 para custeio e R$ 34.045.561,89 para investimentos.
Foram apresentadas as ações do Plano de Trabalho de 2025 que contemplam ações em andamento e novas ações previstas para todas as áreas da Agência. A proposta orçamentária foi apresentada e discutida logo em seguida.
No total são 133 ações, entre as 85 que estão em andamento e as 48 novas que estão relacionadas no Plano de Bacias PCJ e deverão ser executadas em 2025.
Para o presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, a aprovação representa um marco significativo na continuidade das ações da agência. “Essas reuniões são fundamentais dentro do ordenamento jurídico. Temos uma lista extensa de ações para 2025, fundamentais para reduzir os riscos hídricos da nossa bacia e garantir a continuidade de projetos estabelecidos pelo plano de bacias,” declarou Razera, que também destacou o impacto positivo na geração de empregos locais, especialmente em obras de combate à perda de água e tratamento de esgoto.
O diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, enfatizou a diversidade de áreas contempladas no orçamento, com a retomada dos pagamentos da cobrança PCJ Federal como um ponto de destaque. “Para 2025, estimamos mais de R$ 30 milhões em investimentos com recursos da cobrança federal, abrangendo proteção de mananciais, monitoramento hidrológico, apoio à Secretaria Executiva, entre outras frentes. A aprovação do orçamento por unanimidade reforça o compromisso da Agência com as metas do Plano das Bacias PCJ,” afirmou Oliveira.
A diretora técnica, Patrícia Barufaldi, explicou que a distribuição planejada das contratações ao longo do ano é essencial para o bom andamento das ações: “Essa organização permite que as equipes possam atuar com mais eficiência, mesmo diante de demandas adicionais que possam surgir ao longo do exercício.”
O presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Tinel, também valorizou o encontro, ressaltando que as discussões e o alinhamento com experiências internacionais, como as observadas em recente visita à França, enriquecem o processo de decisão. “Definimos o plano de trabalho e orçamento para 2025, garantindo a realização de mais de 100 ações. Foi uma reunião produtiva, que reforça nosso compromisso com as metas de desenvolvimento e sustentabilidade das Bacias PCJ.”
Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, que preside o Conselho Fiscal, também enalteceu a reunião. “A 21ª Reunião do Conselho Fiscal foi bem produtiva e importante para esclarecermos todas as dúvidas que foram apresentadas, contribuindo para bom encaminhamento à reunião seguinte do Conselho Deliberativo”, concluiu.