English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

SEMINARIO_CT_RN_SITE

Comitês PCJ promovem o V Seminário de Áreas Protegidas em Campinas

Evento será no auditório da CATI, na quinta-feira, dia 30, com o tema “Ações integradas para a conservação das áreas protegidas e dos recursos hídricos nas Bacias PCJ”

Os Comitês PCJ promoverão no próximo dia 30 de novembro, em Campinas (SP), o V Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ, com o tema “Ações integradas para a conservação das áreas protegidas e dos recursos hídricos nas Bacias PCJ”. O evento será realizado no auditório da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e está sendo organizado pelas Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) e de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ.

O evento reunirá gestores de áreas protegidas, gestores municipais, pesquisadores e atores sociais ligados ao tema para discutir a conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, na região das Bacias PCJ.

De acordo com o coordenador da CT-RN, João Demarchi, as áreas protegidas pelo Código Florestal, como as Reservas Legais, APPs (Áreas de Proteção Permanente), topos de morro e áreas muito íngremes (acima de 45 graus), ou aquelas protegidas por outros instrumentos previstos no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) para os diversos tipos de UC, perfazem mais de 50% do território abrangido pelos Comitês PCJ.

“Portanto, a sua efetiva proteção e integração é assunto prioritário para a CT-RN. Apesar da legislação protetiva, a realidade destes territórios ainda está muito aquém do que seria desejável. Uma das ações prioritárias para 2024, que também será assunto do Seminário, é a elaboração por parte dos municípios dos seus respectivos Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado (PMMA), instrumentos de planejamento territorial importantíssimos para a efetiva proteção destas áreas denominadas “Áreas Protegidas”. A participação dos municípios é fundamental já que a construção dos planos, mesmo sendo municipais, prevê um planejamento por sub-bacia hidrográfica, com grande interação e integração entre os municípios presentes dentro de uma mesma sub-bacia hidrográfica”, explicou Demarchi.

Nesta edição, os debates terão como foco a elaboração e implantação dos Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado, bem como elaboração de propostas em comunicação e Educação Ambiental para áreas protegidas das Bacias PCJ. O seminário objetiva sensibilizar e mobilizar gestores municipais e outros atores envolvidos a se engajarem na elaboração de tais instrumentos nos municípios que compõem as Bacias PCJ.

“O evento busca ampliar os esforços empreendidos pelos Comitês PCJ na integração entre as políticas para a conservação dos recursos hídricos e de conservação e recuperação da vegetação nativa e de conservação da biodiversidade como um todo”, ressaltou Cristiano Krepsky, coordenador do GT-Áreas Protegidas da CT-RN.

INSCRIÇÕES

As inscrições são limitadas e gratuitas. Para participar é necessário realizar inscrição prévia pelo link: bit.ly/V_Seminário_Áreas_Protegidas_2023.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-RN, por meio do e-mail: ctrn@comites.baciaspcj.org.br

SERVIÇO

V Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ: “Ações integradas para a conservação das áreas protegidas e dos recursos hídricos nas Bacias PCJ”

DATA: 30.11.2023 (Quinta-feira)

HORÁRIO: 8h30 às 16h30

LOCAL: Auditório da CATI

Endereço: Av. Brasil, nº 2340 – Jardim Chapadão – Campinas(SP)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: bit.ly/V_Seminário_Áreas_Protegidas_2023

PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Credenciamento

09h – Abertura

09h20 – Dinâmica: Como eu sinto as mudanças climáticas?

09h35 – Palestra: Mudanças climáticas e eventos extremos: Perspectivas para os municípios das Bacias PCJ – Dra. Ana Maria Heuminski de Avila – CEPAGRI / UNICAMP

10h25 – Palestra: Instrumentos para a proteção e recuperação da Mata Atlântica nos municípios das bacias PCJ – Equipe SOS Mata Atlântica

11h15 – Propostas dos comitês PCJ para a proteção e recuperação da Mata Atlântica e cerrado nas Bacias PCJ 

12h – Almoço

14h – Oficina – Construção de propostas de comunicação e Educação Ambiental voltadas a integração das ações para a conservação dos recursos hídricos e das áreas protegidas das Bacias PCJ

15h30 – Palestra: Educação Ambiental e Comunicação em áreas protegidas – Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)

16h20 – Encerramento

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support