English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WORKSHOP_CT-RURAL_SITE

“Qualidade e uso da água” é tema de workshop dos Comitês PCJ focado no produtor rural

Evento on-line será realizado pela CT-Rural dos colegiados na manhã do dia 30 de outubro

“Qualidade e uso da água como indicador de sustentabilidade no Setor Agropecuário” é o tema do workshop dos Comitês PCJ, que será realizado no dia 30 de outubro (segunda-feira), à partir das 9h, pela internet. O evento é organizado pela Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água no Meio Rural (CT-Rural), com o apoio da Agência das Bacias PCJ.

O coordenador da CT-Rural, João Baraldi, do Sindicato Rural de Rio Claro, destaca que a câmara técnica dos Comitês PCJ sempre buscou dialogar com um ator fundamental para a manutenção e a ampliação das fontes de água das Bacias PCJ: o Produtor Rural.  “O workshop visa promover a integração e o contato entre profissionais da área e os produtores e proprietários rurais, para compartilhar experiências que promovam o uso sustentável da água. Durante o evento, serão apresentados casos e exemplos de ações relacionados a boas práticas agropecuárias que contribuem para o uso racional da água no meio rural”, explicou Baraldi.

O coordenador-adjunto da CT-Rural, Denis Herisson da Silva, da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo, reforçou as expectativas quanto ao evento. “A formatação de uma produção agrícola mais consciente e comprometida com a conservação e a sustentabilidade ambiental talvez seja um dos grandes dilemas deste século. Assim, nossa expectativa é que este workshop ofereça um espaço adequado para compartilhar técnicas e trocar experiências com aqueles que estão diretamente envolvidos com a produção agropecuária.  Buscamos sempre o equilíbrio entre objetivos ideais e as restrições da realidade do produtor rural e que é possível sim atingir a sustentabilidade de seu empreendimento rural com o uso das melhores técnicas e do conhecimento”, comentou.

Denis ainda ressaltou que o produtor rural é o público-alvo do workshop. “Devemos pensar sempre que em um ambiente produtivo rural a água é o sangue da terra. Sua qualidade e disponibilidade estão sempre relacionadas ao tratamento que o produtor rural oferece ao agroecossistema. Assim os produtores rurais adotam as boas práticas agropecuárias e o manejo responsável dos recursos naturais desempenham um papel preponderante na conservação do meio ambiente, que além de garantir a disponibilidade de recursos hídricos para suas próprias necessidades, gera de forma inelutável a conservação da água no meio rural”, concluiu.

INSCRIÇÕES

Para participar do workshop é necessário realizar inscrição gratuita pelo link bit.ly/Workshop_2023_CT-Rural. Os inscritos receberão, ao final do preenchimento do formulário, o link para acesso à transmissão pelo YouTube.

Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com a CT-Rural dos Comitês PCJ pelo e- mail: ctrural@comites.baciaspcj.org.br.

SERVIÇO

Workshop “Qualidade e uso da água como indicador de sustentabilidade no Setor Agropecuário”

Data: 30/10/2023 (Segunda-Feira)

Horário: 9h 

Inscrição gratuita: bit.ly/Workshop_2023_CT-Rural

Realização: Comitês PCJ / CT-Rural (Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural)

Apoio: Agência das Bacias PCJ

Programação:

9h00 – Abertura

Denis Herisson da Silva

Coordenador Adjunto da CT-Rural | CATI/SAA-SP 

 André Luiz Sanchez Navarro

Secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL

 João Primo Baraldi

Coordenador da CT-Rural | Sindicato Rural de Rio Claro

 9h20 – Palestra 1: Irrigação de Pastagem e Diversificação de Produção

Jamil Zampaulo – Tietê/SP

 9h50 – Palestra 2: Reuso de Água na Produção Agrícola

Fernando Ruiter – Holambra/SP

10h20 – Palestra 3: Infiltração de água e conservação do solo na prática em propriedade Rural

Gustavo Ferraz de Arruda Vieira – Santa Maria da Serra/SP

10h50 – Intervalo

11h00 – Mesa Redonda

Rodada de perguntas sobre erros, acertos, ideias e perspectivas.

 11h50 – Encerramento e Agradecimentos

João Primo Baraldi

Coordenador da CT-Rural | Sindicato Rural de Rio Claro

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support