English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

CT-AS_2023_SITE

Comitês PCJ discutem “O Papel das Águas Subterrâneas” em workshop na Unesp de Rio Claro

Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro pela CT-AS

“Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: O papel das Águas Subterrâneas” é o tema central do VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ, que será promovido nos dias 18 e 19 de outubro de 2023, das 8h30 às 18h, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rio Claro (SP). A realização é da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento contará com palestras, mesas redondas e minicursos (vagas limitadas). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 15 de outubro. (mais informações e programação abaixo)

O workshop tem como objetivo reunir profissionais de diversos setores, interessados em promover discussões sobre o equilíbrio entre a disponibilidade de recursos hídricos e a demanda gerada pelas necessidades humanas, bem como pelas atividades agrícolas e industriais. Durante o workshop, serão compartilhadas experiências e ações relacionadas à conservação e utilização das águas subterrâneas, com vistas a fomentar discussões sobre questões cotidianas de interesse de usuários e de gestores de bacias hidrográficas.

“Há uma grande expectativa para o VII Workshop de Águas Subterrâneas. Como tema principal, iremos vivenciar uma experiência enriquecedora que aborda de forma profunda a interligação vital entre a sustentabilidade hídrica e o papel fundamental das águas subterrâneas nas Bacias PCJ”, ressaltou a coordenadora da CT-AS, Mariza Fernanda da Silva. “Aguardamos com entusiasmo o encontro de uma ampla diversidade de participantes, incluindo profissionais especializados, acadêmicos e entusiastas comprometidos em discutir os desafios prementes e as soluções inovadoras relacionadas aos recursos hídricos subterrâneos. Acreditamos que a participação no evento poderá inspirar novas perspectivas, bem como debates interativos que estimulem o conhecimento. Além disso, estamos confiantes que as experiências práticas compartilhadas proporcionarão uma compreensão mais profunda e concreta do tema. Esperamos que todos aproveitem ao máximo as oportunidades de networking, pois acreditamos que este evento oferecerá um ambiente propício para conectar-se com colegas, trocar conhecimentos e até mesmo estabelecer bases para colaborações futuras com outros líderes e especialistas do setor”, completou Mariza.

A coordenadora-adjunta da CT-AS, Deborah Lunardi, relembrou o sucesso das outras edições do workshop. “Nas edições anteriores do evento, testemunhamos uma abordagem abrangente e apaixonante em relação aos desafios hídricos e o papel das águas subterrâneas nas Bacias PCJ. As experiências passadas foram marcadas por palestras de alto nível, que ofereceram insights valiosos sobre a complexidade das questões hídricas e suas implicações para diversas áreas, desde as demandas humanas até as atividades agrícolas e industriais. As discussões interativas permitiram uma troca construtiva de ideias entre os participantes, enriquecendo o entendimento coletivo sobre a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos”, destacou. “As edições anteriores também destacaram práticas e casos de sucesso relacionados às águas subterrâneas, proporcionando uma visão prática e tangível dos desafios enfrentados e das soluções implementadas. Essas experiências concretas contribuíram para uma compreensão profunda das melhores práticas de gerenciamento de bacias hidrográficas e para divulgação de estratégias inovadoras para lidar com as demandas crescentes por água”, acrescentou Deborah.

INSCRIÇÕES

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo link: https://bit.ly/VII_Workshop_AS. O prazo é até o dia 15 de outubro. O evento ocorrerá de forma presencial no Auditório de Geografia (palestras e mesas redondas) e Centro de Estudos Ambientais (CEA – minicursos) do campus da Unesp Rio Claro, localizado na Av. 24 A, nº 1515, Bela Vista.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CT-Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ pelo e-mail: ctas@comites.baciaspcj.org.br

SERVIÇO

VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ

Tema: “Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: O papel das Águas Subterrâneas”

Data: 18 e 19 de outubro de 2023 (Quarta e quinta-feira)

Horário: Das 8h30 às 18h00

Local: Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rio Claro (SP)

Endereços: Auditório da Geografia – Av. 24 A, nº 1515, Bela Vista, Rio Claro (SP)

Centro de Estudos Ambientais (CEA) – Rua 16 B, s/n° – Bairro Bela Vista

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/VII_Workshop_AS  (Até 15/10/2023)

Organização: Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ

Apoio: Agência das Bacias PCJ

Programação

  • 18/10 (quarta-feira) – Auditório da Geografia (Unesp)

8h30 – Credenciamento

9h00 – Solenidade de Abertura

10h00 – Coffee Break

10h30 – 12h30 – Segurança hídrica, sustentabilidade e regulamentação ambiental

Palestrante: Pilar Carolina Villar (Unifesp)

14h – Mesa Redonda: Importância de dados hidrogeológicos para a gestão de águas subterrâneas

Moderador: Didier Gastmans (Unesp)

Palestrantes: Cátia Casagrande (DAEE); Nilto Cândido Faustino (BRK Ambiental) e Daniel Daleffe (Edisonda)

16h – Coffee Break

16h30 – 18h – Continuação – Mesa Redonda: Importância de dados hidrogeológicos para a gestão de águas subterrâneas

  • 19/10 (quinta-feira) – Auditório da Geografia (Unesp)

8h30 – Mesa Redonda: Experiências de uso e ocupação do solo na proteção de águas subterrâneas

Moderador: José Luiz Albuquerque Filho (IPT)

Palestrantes: Rosimeire Ap. Moreira (DAE Jundiaí); Luciana Cordeiro (Unicamp) e Alexandre Perinoto (Geoparque Corumbataí)

9h30 – Coffee Break

10h – 12h30 – Continuação – Mesa Redonda: Experiências de uso e ocupação do solo na proteção de águas subterrâneas

  • 19/10 (quinta-feira) Centro de Estudos Ambientais (Unesp)

14h – Minicurso 1 – Perfuração, manutenção e gestão de poços tubulares profundos

Ministrante: Daniel Daleffe (Edisonda)

Minicurso 2 – Conceitos de hidrogeologia para a gestão dos recursos hídricos

Ministrantes: Amélia João Fernandes (IPA) e Mateus Delatim Simonato (Cepas/USP)

Minicurso 3 – Captação de água para indústria: técnicas e experiências em sustentabilidade

Ministrante: Lourenço Saeta (H2O Soluções em Meio Ambiente)

16h – Coffee Break

16h30 – 18h – Continuação – Minicursos

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support