English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WEBINAR_CT-OL_2023_SITE2

Comitês PCJ promovem 4º Webinar “Conversando sobre o Rio Jundiaí”

Evento online será no dia 26/09 com o tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí” 

Os Comitês PCJ vão promover, no dia 26 de setembro(terça-feira), às 14h, o 4º Webinar – Conversando sobre o Rio Jundiaí – Edição 2023, com o tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”. O evento on-line é uma realização da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos colegiados e do seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água, com o apoio da Agência das Bacias PCJ.

A coordenadora da CT-OL, Cecília de Barros Aranha, destacou a importância do webinar.   “O público-alvo é formado pelas empresas de saneamento e administrações municipais da Bacia do Rio Jundiaí. A importância desse evento para as Bacias PCJ é a de conversar com as empresas de saneamento e administrações sobre a construção de uma pauta conjunta e inovadora com ações de comunicação, educação e governança para a manutenção da efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”, ressaltou Cecília.

O webinar é realizado anualmente, no mês de setembro, em comemoração ao Dia do Rio Jundiaí – celebrado em 23/09 – e tem como principal proposta divulgar ações do programa de efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí, de modo a sensibilizar os atores sociais da bacia do Rio Jundiaí a agirem de modo articulado e integrado, com foco nesta efetivação. O enquadramento de um rio é o estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe) a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo.

Na edição deste ano, o evento terá como tema principal a importância da conexão dos programas de comunicação e educação que são realizados pelas empresas de saneamento e prefeituras e que, combinadas entre si, poderiam proporcionar o fortalecimento da compreensão do papel dos atores sociais no atendimento às metas de atualização do enquadramento em trechos do Rio Jundiaí.

O webinar traz um novo olhar para a construção de uma pauta conjunta com as empresas de saneamento em ações de comunicação, educação e governança, com destaque para a caracterização dos conflitos ambientais, principais dificuldades de governança para a mitigação destes conflitos, relacionados a manutenção da efetivação do enquadramento.

“Todos os anos, buscamos abordar diferentes aspectos que podem influenciar na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí. Entendendo que a informação de qualidade é um dos instrumentos mais importantes para o envolvimento dos diferentes atores da bacia e que os municípios e as empresas de saneamento são imprescindíveis para esta ação, queremos ouvi-los e convocá-los para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e educação ambiental em conjunto. O desenvolvimento de parcerias já é uma estratégia consolidada para a implementação de ações de forma eficaz entendida até pela ONU e escrita no ODS 17”, explicou a coordenadora do GT-Enquadramento da CT-OL, Maria Carolina Hertel Dutra e Simões, referindo-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 17(Parcerias e Meios de Implementação) da Organização das Nações Unidas.

INSCRIÇÕES

Para participar é necessário realizar inscrição pelo link <https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23>. Os inscritos receberão, ao final do preenchimento do formulário, o link para acesso à transmissão pelo YouTube

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-OL, através do e-mail: ctol@comites.baciaspcj.org.br.

SERVIÇO

4º Webinar “Conversando sobre o Rio Jundiaí”

Data: 26 de setembro de 2023 (terça-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Transmissão pelo Youtube

Inscrições: https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23

Realização: Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos Comitês PCJ e o seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água

Apoio: Agência das Bacias PCJ

Programação:

14h00 – Abertura

Coordenação da CT-OL dos Comitês PCJ

14h10 – Apresentação da mediadora do evento, por Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)

14h15 – Apresentação do “Diagnóstico Participativo”, por Danilo Resende de Moraes, Diretoria de Mananciais, Gerência de Gestão Ambiental, Seção de Sustentabilidade, Educador Ambiental (DAE Jundiaí/SP)

14h35 – Apresentação do “Programa Córrego Limpo” por Carlos Alexandre Trindade Pinheiro Menuchi, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes (Sabesp/SP)

14h55– Apresentação da Metodologia de Governança Colaborativa, por Cristiane Lara, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes, Analista de Gestão  (Sabesp/SP)

15h20 – Apresentação da mediadora do evento, Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)

15h30 – Roda de Conversa

Participantes:

Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok- Gerente do Departamento de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente-SABESP/SP;

Vanessa Egídio Pereira – Gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional Capivari/Jundiaí – SABESP – Itatiba (SP);

Everton Quiararia – Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ;

Murilo Ferreira de Sant’Anna– Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Neive Luiz Rodrigues Noguero – Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Thiago Peixoto – Responsável pela ETE de Várzea Paulista/Campo Limpo Paulista (Sabesp/Itatiba)

Marcia Cavaletto – Coordenadora dos cursos de Meio Ambiente e Saneamento Básico da ETEC

Vasco Antonio Venchuarutti  (Jundiaí-SP)

Adriano Prochowski (Prefeitura de Indaiatuba e SAAE Indaiatuba)

17h00 – Encerramento

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support