English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

topo

Encob: Presidente dos Comitês PCJ destaca a importância da boa governança para a gestão das águas

Em Natal/RN, Luciano Almeida salientou também a necessidade dos municípios manterem ativos seus Planos de Saneamento

Membros dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ participaram, de 21 a 24 de agosto, do XXV Encob (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), realizado em Natal/RN. Durante o evento, os representantes das Bacias PCJ participaram ativamente de seminários, debates e rodas de conversa, obtendo nível elevado de aproveitamento nas atividades. Luciano Almeida, presidente dos Comitês PCJ, apresentou um painel no qual destacou a importância da boa gestão das águas e salientou a necessidade dos municípios manterem ativos e em execução seus Planos de Saneamento e que este deve estar em consonância com o Plano de Bacias Hidrográficas.

Em quatro dias, o Encob reuniu cerca de 4 mil participantes entre autoridades, gestores públicos, acadêmicos, técnicos do setor e membros de aproximadamente 240 comitês de bacias do país. A solenidade de abertura contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e dos governadores da Paraíba, João Azevêdo, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Na terça-feira, 22 de agosto, Luciano Almeida, que também é prefeito de Piracicaba/SP, participou do espaço #FalaComitê no palco principal do Encob, ocasião em que defendeu como fundamental o fomento às discussões sobre os recursos hídricos a fim de que as ações avancem para ganhar terreno nas execuções concretas. “Os municípios podem contribuir significativamente para essa governança, pois é lá que as pessoas vivem e, consequentemente, identificam suas necessidades. Desta forma, a questão da governança no setor público é essencial para o avanço dos projetos. Como municípios, é necessário que construamos um Plano de Saneamento que siga a mesma lógica do Plano de Bacias Hidrográficas”, afirmou o presidente dos Comitês PCJ.

No pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Natal, a Agência das Bacias PCJ expôs pelo segundo ano consecutivo no Encob, o projeto educacional PCJ Virtual que proporciona ao participante, munido de óculos de realidade virtual, uma experiência divertida e educativa por meio do jogo Tesouro das Águas.

Sergio Razera, diretor-presidente da Agência PCJ, destacou como um dos pontos principais do Encob a oportunidade de estar em contato direto com autoridades e personalidades do segmento dos recursos hídricos. “Esta foi uma oportunidade para troca de experiências e para verificar o que os outros comitês estão fazendo e como estão fazendo. Tivemos contato direto com os gestores dos recursos hídricos em âmbito nacional, o que nos possibilitou ter conversas, por exemplo, com diretores da Agência Nacional de Águas, secretários de Estados, além de diversas personalidades do setor. Foi um momento único para esses diálogos de forma simplificada e direta. Além disso, destaco a convivência e o calor humano. Enfim, foi uma oportunidade única para a aproximação que conseguimos obter com todos, tanto do nosso próprio Comitê quanto dos outros comitês do Brasil”, disse Sergio Razera.

André Navarro, secretário executivo dos Comitês PCJ, apresentou durante o Encob uma oficina sobre o enquadramento dos corpos d’água em São Paulo, com um olhar especial voltado para as Bacias PCJ. Na opinião dele, o evento representa uma grande oportunidade de trocar experiências com outras bacias. “Neste ano, nossa comitiva participou ativamente das jornadas de capacitação e de atividades promovidas pelo Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas, colhendo importantes subsídios para o avanço das discussões em curso nas câmaras técnicas. Conhecer outras realidades, com seus problemas e soluções, é fundamental para continuarmos inovando na gestão das Bacias PCJ”, afirmou o secretário executivo.

Outros representantes das Bacias PCJ, membros de câmaras técnicas, também tiveram a oportunidade de ocupar os microfones do evento. No palco principal do Encob, Cassiana Coneglian (FT/Unicamp) compartilhou insights sobre o Plano de Segurança da Água e estratégias para a política de Saúde Ambiental. Alexandre Vilella (Ciesp/Campinas) falou sobre a experiência dos Comitês PCJ no monitoramento hidrológico para a gestão integrada. O coordenador de Projetos da Agência PCJ, Diogo Pedrozo, no palco da Arena das Águas, abordou a evolução do saneamento na porção paulista das Bacias PCJ. E José Luiz Albuquerque Filho (IPT) apresentou a palestra Olhando para o Futuro do Aquífero Guarani. A próxima edição do Encob acontecerá em 2025, em Vitória/ES.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support