Este foi um dos assuntos da reunião realizada na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP)
17 de abril de 2023
As experiências de participação jovem no Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) foi um dos assuntos debatidos durante a 117ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), realizada nesta terça-feira, dia 18 de abril, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP).
A apresentação foi feita por Samyr Mariano Rodelly, do CBH-BIG, além das jovens Isabella Dias e Victória Soares. Os três relataram as experiências bem-sucedidas envolvendo jovens na região de Paraty (RJ), como gincanas em escolas e visitas técnicas na área de gestão de recursos hídricos. Mais informações podem ser obtidas nos perfis do Instagram @coletivoamaparatyrj e @jornadasustentavelparaty.
“Acho que nossa participação aqui é fundamental justamente para a gente poder fazer parceria, planejar coisas novas com a nossa galera mais nova. É importante porque, de qualquer forma, a nossa juventude vai ser afetada se a gente não tiver melhoria. Então, estando aqui, conhecendo a CT-EA dos Comitês PCJ e o projeto que eles fazem, poder compartilhar o projeto que a gente vem fazendo na nossa região, é riquíssimo. E a gente pode juntar tanto o PCJ como o Coletivo AMA e CBH-BIG para poder se fortalecer juntos, criar projetos juntos e ter melhorias tanto em Paraty quanto aqui”, ressaltou Samyr.
A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, elogiou a atuação do grupo de Paraty e destacou que a Câmara Técnica tem muito a aprender com eles. “Eu espero aproveitar as experiências trazidas e tenho mais para beber dessa fonte. A apresentação deles suscitou muito interesse. Como, por exemplo, ele comentou que os jovens não eram ouvidos no CBH deles. Eu gostaria que ele sinalizasse o que significa para eles não serem ouvidos, porque é um espaço de manifestação, você pode se manifestar, você tem esse lugar de fala. Que a gente consiga, através das experiências deles, caminhos possíveis para trazer os jovens aqui do nosso território”, comentou.
O tema é bastante atual e vem sendo trabalhado pela CT-EA, que lançou no ano passado o projeto “Jovem, vem para o PCJ”, que também foi apresentado na reunião por membros do GT-Educomunicação. Neste ano, a conferência está agendada para o dia 26 de outubro, em local a ser definido. A ideia é integrar jovens de escolas da região das Bacias PCJ em dinâmicas de grupo com reflexões sobre gestão dos recursos hídricos.
“O programa ‘Jovem, vem para o PCJ’ é de grande valor. Precisamos despertar na juventude o entusiasmo e o amor pela natureza, nossas matas e nossas águas. Nossos cumprimentos às lideranças da família PCJ que buscam alcançar esses objetivos”, destacou o coordenador adjunto da CT-EA, Francisco Moschini.
No encontro, os participantes ainda aprovaram o Parecer Técnico da CT-EA nº 01/23. O parecer foi emitido pela CT-EA visando o encaminhamento de contribuições quanto ao desenvolvimento de ações voltadas a atender as Iniciativas Estratégicas (IEs) previstas no Plano de Ação do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ. As apresentações foram feitas por dois colaboradores da Agência das Bacias PCJ, a coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi, e o assessor de comunicação, Everton Campos Quiararia.
Foram feitos também encaminhamentos para revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, por Malu Palmieri, do GT-Política Educação Ambiental. Houve ainda a aprovação de novo membro na CT-EA: Secretaria de Educação de Vinhedo, com os representantes Clara Mariana Baltazar Bernardino (titular) e Rosângela Aparecida Martins Nogueira Grigolleto (suplente).
A “Apresentação do Município Anfitrião” ficou a cargo de Andréa Borges, coordenadora de projetos e gerente de programas no Consórcio PCJ, que mostrou a Casa + Sustentável aos participantes no final da reunião.