Membro do órgão detalhou a atividades para a gestão sustentável dos recursos hídricos
12 de abril de 2023
Na manhã de quarta-feira, 12 de abril de 2023, a Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria), dos Comitês PCJ, realizou a sua 90ª Reunião Ordinária. A atividade ocorreu por meio de videoconferência e teve em pauta uma palestra apresentada por Murilo Ferreira de Sant’Anna, Gerente de Sensibilização e Comunicação do Consórcio PCJ, que trouxe informações sobre a participação do Consórcio PCJ na Conferência da Água promovida pela ONU em março de 2023, em Nova Iorque, EUA.
O evento é tido como o principal do mundo na área, sendo realizado simultaneamente com a Semana da Água de Nova Iorque. Na ocasião, o Consórcio PCJ apresentou vários cases de municípios e empresas da região para os participantes da conferência, destacando ações de tratamento de água em Holambra e Analândia. Um jornalista do New York Times acompanhou a apresentação e demonstrou interesse em aprofundar sobre o assunto, conforme informou Murilo Sant’Anna. O presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, prefeito de Limeira/SP, integrou a comitiva e participou de um documentário que está sendo produzido sobre o Pacto Global da Água.
Além disso, também foi apresentado o tema central das discussões da conferência, as Soluções Baseadas na Natureza, realizada no espaço Nature Hub e apresentada pela gerente técnica do Consórcio PCJ Andréa Borges. Outra atividade de destaque foi a apresentação da exposição na sede da ONU de uma iniciativa organizada pela Rede Internacional de Organismos de Bacias – RIOB, com a apresentação do Consórcio PCJ sobre a Importância dos Organismos de Bacias.
Também foram realizadas atividades relacionadas ao financiamento de ações voltadas para a segurança hídrica e a redução de riscos de desastres, bem como sobre a participação de jovens nas discussões sobre a água.
Os representantes do Consórcio PCJ também participaram do Pacto Global Rede Brasil, momento em que toda a comitiva brasileira presente no evento se encontrou para debater questões relacionadas à gestão sustentável da água. Durante as discussões, foram apontados os desafios relacionados à crise hídrica global.
O evento, de acordo com o Consórcio PCJ teve como saldo alguns pontos importantes, entre eles, o alto risco de sofrimento, mortes e conflitos por migrações em massa, o aumento dos impactos das mudanças climáticas e a falta de água na produção de alimentos. Envolvimento político nos debates e a participação do setor empresarial foram apontados como essenciais para a gestão sustentável da água nas bacias PCJ. Foi destacada a importância de compromissos nesse sentido para combater a crise da água global, que pode afetar cerca de 700 milhões de pessoas até 2030. Por fim, novas tecnologias e criatividade foram apontadas como fundamentais para solucionar o problema.
Durante a reunião da CT-ID, Jorge Mercanti, coordenador da CT-Indústria, também fez a apresentação dos dados e das condições hidrometeorológicas na região das Bacias PCJ.