English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

A todos

Agência das Bacias PCJ comemora Dia da Árvore com plantio

Atividade foi realizada com colaboradores em propriedade rural de Piracicaba já beneficiada com PSA (Pagamento por Serviços Ambientais)

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Agência das Bacias PCJ realizou um plantio de 20 mudas nativas em uma das propriedades rurais de Piracicaba beneficiadas com o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), com recursos deliberados pelos Comitês PCJ. A atividade, na microbacia do Ribeirão Marins, foi em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema) e contou com a participação de 43 colaboradores da Agência PCJ. A iniciativa foi da equipe de A3P da Agência PCJ, com apoio da Assessoria Ambiental.

A ideia era cada um plantar uma árvore, mesmo, fazer uma coisa real para sentir isso. Agradecemos essa parceria e estamos muito felizes de estar aqui fazendo esse evento. Assim como esse projeto em Piracicaba, nossa ação de proteção de mananciais PCJ está em outros, graças a Deus, Bacia PCJ afora. Analândia é nossa vitrine, menina dos olhos, mas certamente teremos outros exemplos muito fabulosos de plantio e recuperação”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

No total, 11 propriedades rurais de Piracicaba são beneficiadas com o programa. Foram plantadas 35 mil mudas de árvores nativas em 21 hectares, além do cercamento de 3.273 metros, para isolamento de áreas de interesse. O investimento é de R$ 450 mil. “O projeto de PSA em Piracicaba é uma referência. Acho que é um projeto que temos que expandir muito isso na Região Metropolitana. Uma das ações, envolvendo 11 propriedades, é junto com a Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, com recursos da Cobrança PCJ Federal. Com todo esse fermento, queremos mais ações e recursos para reflorestamento”, comentou Nancy Thame, titular da Sema.

A assessora ambiental da Agência das Bacias PCJ, Marina Barbosa, destacou a importância das ações de proteção de mananciais na região e da ação do Dia da Árvore. “Nós estamos enriquecendo essa área já plantada. O reflorestamento e a proteção dessas áreas de mananciais, que são as nossas fontes de água, são importantíssimos para regulação do fluxo dos recursos hídricos. Uma vez que esses mananciais vertam água e estejam protegidos, eles vão contribuir com a qualidade e a quantidade de água dos rios à jusante de outras regiões das Bacias PCJ”, explicou.

É uma alegria e uma satisfação para a gente ter vocês aqui”, ressaltou Marcelo Ferezini, tesoureiro da CoopiHorti (Cooperativa Piracicabana de Horticultores) e proprietário da área reflorestada na microbacia do Ribeirão Marins. Segundo ele, no local já foram plantadas 500 mudas nos últimos 10 anos. Ferezini explicou que essas novas mudas foram plantadas em espaços com falhas, para manter o processo de recuperação e preservação da área.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support