English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

WEBINAR_CT-EA_IMAGEM_DESTAQUE

“Um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ” é tema de webinar seguido de oficina

Evento on-line da CT-EA será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 12h

A Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ realizará o Webinar e a Oficina “Um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ” nos dias 28 e 29 de setembro de 2022(quarta e quinta-feira), das 9h às 12h. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link: https://bit.ly/Inscricao_CT-EA. Os inscritos receberão o link para acesso a sala de videoconferência pelo Google Meet ao final do preenchimento do formulário.

A CT-EA vem realizando diversos encontros e oficinas, com o objetivo de garantir que o processo de revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ seja o mais participativo e inclusivo possível. Nesse sentido, o evento tem a proposta de convidar os diversos atores da sociedade, usuários de água e membros dos comitês de bacias hidrográficas a participarem dessas discussões.

Os eventos são abertos para ampla contribuição de jovens, adultos, educadores, estudantes, técnicos, produtores rurais, representantes de empresas, prefeituras, escolas, ONGs, associações civis, Comdemas (Conselhos Municipais de Meio Ambiente), Comissões de Educação Ambiental, membros das demais Câmara Técnicas dos Comitês PCJ, entre outros setores da sociedade, de forma a aproximar as ações de educação ambiental dos Comitês PCJ com a comunidade.

WEBINAR

Para isso, foram planejados dois encontros. O primeiro será o webinar, na quarta-feira, dia 28 de setembro, das 9h ao meio-dia. Especialistas em educação ambiental apresentarão experiências voltadas aos aspectos conceituais das políticas de educação ambiental, meios e ferramentas de participação, construção de programas e indicadores, e formas de avaliação e financiamento das ações. Após as apresentações, será aberto um espaço de diálogo com os participantes, visando levantar pontos importantes a serem considerados na revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

OFICINA

O segundo encontro será a oficina, na quinta-feira, dia 29 de setembro, das 9h ao meio-dia. A partir das provocações, trocas de experiências, e conhecimentos adquiridos com o evento anterior, os participantes serão divididos em grupos, para pensar propostas de programas e meios de implementação das ações prioritárias do Plano de Bacias no tocante a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ. Será utilizada a metodologia do “world café”, com perguntas disparadoras para os debates em grupo, definição de um relator/facilitador para cada um dos grupos, e alternância dos participantes em diferentes grupos, de forma aleatória. Os participantes terão cerca de 20 minutos para os debates, em quatro rodadas. Após o término das rodadas dos participantes nos grupos, os facilitadores irão relatar o que foi discutido em cada grupo. Os presentes terão a oportunidade de contribuir com sugestões aos grupos nos quais não tiveram a oportunidade de participar, bem como complementar com informações que julgarem necessárias. Ao final da oficina, espera-se ser possível uma estruturação preliminar dos Programas a constarem na versão revisada da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

DÚVIDAS

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-EA, por meio do e-mail: ctea@comites.baciaspcj.org.br.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support