| ÚLTIMAS

GT-Empreendimentos acompanha apresentação de relatório de impacto ambiental de empreendimento

Stone Building pretende ampliar atividade de extração de granito e saibro em Bragança Paulista

12 de julho de 2022

Análise do EIA/RIMA do empreendimento “Ampliação de atividade de extração de granito e saibro”, no município de Bragança Paulista/SP, sob responsabilidade da empresa Stone Building S/A Indústria e Comércio. Trata-se de um estudo de relatório de impacto ambiental para ampliação da área de lavra e da área de depósito de estéril.

André Navarro iniciou contextualizando aos representantes da empresa a função dos Comitês e as atribuições do Grupo de Trabalho – Empreendimentos. GT que congrega representantes das 12 Câmaras Técnicas dos Comitês. Navarro explicou que o conteúdo apresentado será submetido a avaliação dos membros do GT com um parecer técnico, que será encaminhado a Cetesb. 

A apresentação foi feita por Adriana Ricciardi uma das socias da Prominer Projetos Ltda. Confira trechos da apresentação feita por Adriana para apreciação dos membros do GT. “A Pedreira Jaguary se caracteriza pela lavra de granito e saibro e beneficiamento do granito para a produção de brita destinados ao abastecimento do mercado da construção civil. Direitos minerários: ANM 820.729/1990; Portaria de Lavra nº 139, de 29 de abril de 1999. Regularização ambiental: Licença de operação nº 60005775, válida até 08 de março de 2026.

Objeto do EIA/RIMA sendo: ampliação da área de lavra em 26,57 ha; rebaixamento do piso da cava licenciada em 70m (cota de 715m); extração de 19.675.000m² (52.532.000 t) de granito, 2.025.000m²; (3.240.000 t) de saibro, bem como a remoção de 1.600.000m² de estéril; implantação de novo pátio de estocagem de granito em 21.485,64m²; ampliação do depósito de estéril em 97.856,08m².

Qualidade das águas superficiais foram realizadas coletas das águas superficiais em 5 pontos dos córregos 3 e do entorno da futura área de ampliação da lavra NGA os resultados demonstraram que o Rio Jacareí e seu afluente, que drena a porção central do empreendimento, já contam com influências antrópicas que resultam em alteração de parâmetros bacteriológicos e com presença de concentrações de alguns parâmetros —químicos diretamente relacionados às características dos solos da região.

Monitoramento do nível do lençol freático em 4 campanhas no período de setembro de 2020 a junho de 2021, em 6 pontos, sendo poços localizados em residências vizinhas a Pedreira Jaguary tendo como resultados: Predomínio na área do  empreendimento e em seu entorno o aquífero livre superficial, de produtividade muito baixa associada as rochas graníticas do Complexo Intrusivo Socorro, pequena extensão da sub-bacia e pequenas espessuras de solo. Os fluxos freáticos regionais seguem geralmente a topografia, deslocando-se ao longo das vertentes em direção à rede de drenagens. Dissipam-se a partir dos altos estruturais em direção aos rios que correm geralmente para NE em direção ao Rio Jaguari, nível de base local”, encerrou a apresentação. Um parecer técnico com a avaliação final do Grupo de Trabalho sobre o empreendimento será elaborado e encaminhado para a Cetesb. (FF)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support