Outro assunto tratado foi o alinhamento sobre a realização de reuniões presenciais
26 de maio de 2022
Orientações gerais para a discussão, pelas câmaras técnicas (CTs), sobre a implementação de Iniciativas Estratégicas previstas no Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ foi um dos temas tratados na 6ª Reunião do GT-Integração, no âmbito da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL). O encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 26 de maio, por meio de videoconferência.
Na reunião, o secretário-executivo André Navarro relembrou que o processo de elaboração do Planejamento Estratégico teve início em 2019. Em fevereiro de 2020, foi concluída a primeira fase (Visão, Missão e Valores, e Análise de SWOT). No ano passado, foi concluída a segunda fase, com a elaboração do Mapa Estratégico e Plano de Ações, com diversas iniciativas estratégicas para as quais há prazos.
Com isso, foram colocadas propostas dentro das minutas dos Planos de Trabalho das CTs e elaborada uma metodologia para iniciar a implementação das iniciativas para o período de 2021 a 2025. “A gente pensou (essa reunião) como o início da discussão desse detalhamento. Colocar as Câmaras Técnicas para discutir nessa perspectiva, acho que é o melhor caminho para isso”, comentou Navarro.
Para a implementação das ações foram criados grupos transitórios. Há ações com três CTs envolvidas, uma das CTs foi escolhida como anfitriã e as outras duas indicaram membros para participar do GT. “Já avançamos nesse sentido. Foi o primeiro passo para tocar esse trabalho”, observou o secretário-executivo. Além das CTs envolvidas, para cada ação há também um ou mais setores da Agência das Bacias PCJ responsáveis pelo suporte e operacionalização, como a Secretaria Executiva, Coordenações Financeira, de Sistema de Informações, e de Projetos e as Assessorias de Comunicação e Ambiental. As discussões contaram com a participação do coordenador de Instâncias Colegiadas do SINGREH da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), Osman Fernandes, e com a diretora técnica da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Barufaldi.
No encontro, houve também a apreciação de minuta da Nota Técnica nº 04/2022 (suporte da SE/PCJ à realização de eventos pelas CTs) e de minuta para atualização da Nota Técnica no 03/2021 (suporte da SE/PCJ ao funcionamento das CTs).
O grupo ainda debateu o alinhamento sobre a realização de reuniões presenciais, o que deve ocorrer a partir do mês de outubro. E discutiu sobre o balanço de participação de representantes dos Comitês PCJ em capacitações, como eventos, cursos e palestras em Câmaras Técnicas.