Reunião do Grupo de Trabalho de Previsão Hidrometeorológica da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ
27 de janeiro de 2022
Na tarde de quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, foi realizada a 7ª Reunião do Grupo de Trabalho de Previsão Hidrometeorológica da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ. Durante o encontro, feito por meio de videoconferência, além da apresentação da previsão climatológica, ocorreu a avaliação dos serviços do Simepar para a Agência das Bacias PCJ.
O encontro começou com um balanço de dados climatológicos, apresentado por Jorge Antônio Mercanti, (Ciesp-DR Campinas). Ele apontou a alta assertividade das previsões realizadas pelo órgão e destacou dados climatológicos até o fechamento de janeiro. “Até o dia 31 haverá precipitações entre 70 e 100mm, o que permitirá elevar as médias do Sistema Cantareira e Bacias PCJ dentro dos volumes esperados. Depois do dia 31 deve ter a entrada de frente fria, havendo estabilidade no tempo”, disse.
Quanto a cooperação entre a Agência das Bacias PCJ e o Semadem (firmada no final de 2020), Mayara Sakamoto, analista técnica da Coordenação de Sistema de Informações, comentou sobre o compartilhamento de dados entre os órgãos. “O Semadem consome dados da rede telemétrica da Agência PCJ e em troca, nos passará os dados captados por eles para a Agência consumir. Esses dados poderão ser inseridos automaticamente no SSD para todo o grupo todo ter acesso. A expectativa é que em breve isso esteja disponível”, disse. De acordo com José Eduardo Gonçalves pesquisador no Simepar, o órgão fornece os dados que monitora para diversas agências em troca dos dados delas. “Podemos consumir para comparações e estudos internos, o que será de grande utilidade”, destacou.
Antes do encerramento do encontro foi apresentado o calendário de reuniões do GT Previsões para todo 2022, havendo ainda mais dez encontros previstos para ocorrer neste ano.