Município foi selecionado pelos Comitês PCJ para o projeto piloto
Durante a 16ª Reunião Extraordinária Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ, realizada em julho por meio de videoconferência, foi definido o município onde será implementado o Projeto Piloto utilizando a ferramenta Giswater. O Software Giswater é um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento para controle de perdas hídricas no sistema de abastecimento público.
Em etapas preliminares de estudos, foram avaliados todos os municípios das Bacias PCJ e selecionados os que atendiam aos seguintes pré-requisitos:
- Ter entre 15.000 e 25.000 ligações domiciliares.
- Índice de perdas menor que 30%.
- Possuir cadastro técnico do sistema de abastecimento.
- Possuir programa de gestão de perdas.
Desta maneira, foram selecionados quatro municípios candidatos: Capivari, Cosmópolis, Nova Odessa e Vinhedo, que forneceram dados para avaliação juntamente com os critérios de priorização do Plano das Bacias PCJ 2020-2035. Após avaliação, o município escolhido para ser contemplado com o Projeto Piloto foi o município de Capivari, operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O Projeto Piloto do Giswater está em consonância com a implantação da Plataforma de Benchmarking para gestão e controle de perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, que visa estabelecer um ambiente de troca de experiências e boas práticas no setor, prevista para ser contratada este ano com recursos da Cobrança PCJ Federal e gerenciado pela Coordenação de Projetos da Agência PCJ.
Com a experiência obtida, espera-se que o software se torne replicável em outros municípios das Bacias PCJ!