English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

MOSAICO MODELO

Comitês PCJ reúnem mais de 550 pessoas para as eleições das coordenações das câmaras técnicas

O ato valida o modelo participativo da gestão das águas junto à sociedade nas Bacias PCJ 

Mais de 550 pessoas participaram das reuniões de eleição para as coordenações de 11 Câmaras Técnicas (CTs) dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), em plataforma virtual, nesta sexta-feira (16/07/2021). 

A atuação das câmaras técnicas dos Comitês PCJ concretizam o modelo participativo da gestão, na qual todos os seus membros têm direito à voz e espaço. São 11 CTs temáticas que atestam a importância da variedade de visões técnicas no gerenciamento dos recursos hídricos, gerando embasamento para as decisões dos Comitês PCJ. 

Durante a abertura, na qual houve a posse dos membros nas CTs, o secretário executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, destacou que as câmaras técnicas desempenham um papel estratégico nos processos de discussão dentro dos Comitês PCJ.  “Vocês ingressam em um momento importante e delicado, o de estiagem, no qual todos precisam estar focados e unidos em prol da água”, comentou Navarro.  

Na ocasião, o secretário executivo reforçou os conceitos e as competências das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ. Em março deste ano, foi feita uma revisão sobre as normas de funcionamento das CTs. 

O presidente do Comitê Mineiro (CBH-PJ1), Sidney Rosa, também participou da abertura e ressaltou a atuação dos Comitês PCJ e a importância da integração entre as CTs. “A água não tem fronteira e é fundamental a integração das três esferas – Paulista, Federal e Mineira – na gestão dos recursos hídricos. Nós da porção mineira estamos comprometidos em solucionar problemas e trazer os membros para dentro das CTs”, afirmou. 

Ao longo da tarde cada uma das câmaras elegeu seu coordenador e coordenador-adjunto para a gestão 2021-2023. A posse da coordenação aconteceu logo após a eleição, com a definição da agenda de reuniões para os próximos dois anos, a criação ou recomposição de grupos de trabalho e a organização da CT para a elaboração de seu Plano de Trabalho. 

As câmaras técnicas que elegeram suas coordenações foram as de Outorgas e Licenças (CT-OL); Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN); Monitoramento Hidrológico (CT-MH); Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID); Águas Subterrâneas (CT-AS); Saneamento (CT-SA); Saúde Ambiental (CT-SAM); Educação Ambiental (CT-EA); Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural); Plano de Bacias (CT-PB) e Uso e Conservação da Água na Indústria (CT- Indústria). 

A organização do evento é realizada pela Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Agência das Bacias PCJ, que agora assumiu também a secretaria de cada câmara técnica.  

COMITÊS PCJ 

Os Comitês PCJ completam 28 anos em novembro de 2021 e são formados por 12 Câmaras Técnicas. As CTs integram o processo de gestão descentralizada e participativa desenvolvido nos colegiados, que abrange o território de 71 municípios, sendo 66 paulistas e cinco mineiros. 

Cada uma das 11 câmaras técnicas temáticas promove discussões e estudos e sugere ações aos Comitês. Essas Câmaras são formadas por representantes da sociedade civil, usuários dos sistemas de saneamento, empresas, entidades, prefeituras e órgãos dos governos paulista, mineiro e federal. 

A única CT para a qual não haverá eleição é a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), que atua como instância preliminar dos Comitês PCJ na apreciação e consolidação das proposições aos Plenários, tais como programas de ação, priorizações de projetos e obras de interesse local e regional, entre outras competências dos colegiados. A composição da CT-PL, coordenada pelo Secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, já ocorreu na reunião plenária realizada em 30 de março deste ano. 

COORDENAÇÕES ELEITAS 

1.Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL)  

Coordenadora: Cecília Aranha (DAEE) 

Coordenadora adjunta: Ariana Damiano (DAEE) 

2.Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN)  

Coordenador: João José Demarchi (IZ/Apta) 

Coordenador adjunto: Petrus Weel (Cooperativas de Holambra) 

3.Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) 

Coordenador: Alexandre Vilella (Fiesp) 

Coordenador adjunto: Paulo Tinel (Assemae) 

4.Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) 

Coordenador: Tadeu Malheiros (EESC/USP) 

Coordenadora adjunta: Dafne Correa (Abes-SP) 

5.Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) 

Coordenador: Vinícius Rosa Rodrigues (DAEE) 

Coordenador adjunto: José Luiz Albuquerque Filho (IPT)  

6.Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA)  

Coordenadora: Ariella Machado de Oliveira Montebello (Prefeitura de Saltinho) 

Coordenador-adjunto: Luís Eduardo Gregolin Grisotto (Abes-SP) 

7.Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) 

Coordenadora: Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (Abes-SP) 

Coordenadora adjunta: Cassiana Maria Reganhan Coneglian (FT/Unicamp) 

  8.Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA)  

Coordenadora: Ana Lucia Floriano (Assemae) 

Coordenador adjunto: Francisco Antonio Moschini (Inevat) 

9.Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural)  

Coordenador: João Primo Baraldi (Sindicato Rural de Rio Claro) 

Coordenador adjunto: Denis Herisson (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) 

10.Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB)  

Coordenadora: Caroline Túbero Bacchin (DAEE) 

Coordenadora adjunta: Raquel Eliana Metzner (IPSA-C) 

11.Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-Indústria) 

Coordenador: Jorge Antônio Mercanti (Ciesp – DR Campinas) 

Coordenador adjunto: Jorge Marino Galgaro (Rhodia) 

Saiba mais sobre as CTs: www.comitespcj.org.br   

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support