English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

luiz_roberto_moretti_homenagem_pcj

Referência na gestão dos recursos hídricos, Moretti morre aos 61 anos

Impossível não associar a gestão de recursos hídricos no Brasil com a pessoa de Luiz Roberto Moretti. Engenheiro civil e secretário-executivo dos Comitês PCJ, ele não resistiu as complicações da Covid-19 e faleceu na tarde desta quinta-feira, 4 de fevereiro.

Referência no segmento, Moretti participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento nas Bacias PC no início dos anos de 1980 e a consequente implantação, em 1993, dos Comitês PCJ, e em 2009 da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ.

“Para mim é a perda de um grande amigo e um grande conselheiro. Moretti foi um profissional de extrema capacidade, que conseguia enxergar e entender situações e possibilidades que a gente jamais via. Sempre a disposição para trocar ideias e dar a sua opinião, com o objetivo de fazer o melhor, buscar soluções e atingir metas na boa gestão de recursos hídricos. É uma perda irreparável tanto no meu pessoal quanto no meu profissional. Ele fará muita falta”, lamenta o Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

Moretti também atuava como diretor da Bacia do Médio Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e desempenhou papel central na construção dos comitês de bacias hidrográficas paulista e federal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), bem como na formulação de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual e nacional.

Esteve à frente da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ entre 1999 e 2015, tendo retornado em 2018 à função, que sempre desempenhou com exemplar competência e dedicação. Muito querido pelos membros dos Comitês PCJ e pelos demais espaços profissionais nos quais atual atuou.

Atuou em parcerias importantes como das negociações das renovações das Outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, que garantiram mais água para a região, nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental e teve papel central na estruturação dos Comitês PCJ, um dos mais desenvolvidos e consolidados do Brasil. Ele também contribuiu significativamente na implantação da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias PCJ.

Moretti além de ser graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), possuía mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e doutorado em engenharia civil pela USP. Os anos de experiência na área de engenharia e de gestão de recursos hídricos lhe renderam o convite para atuar como professor universitário e de pós graduação na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba.

Nos Comitês PCJ, Moretti atuou como secretário executivo desde 1999, ficando ausente dessa função apenas por dois anos, entre 2015 e 2017.

O enterro aconteceu na tarde de quinta-feira, 4 de fevereiro, no cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP). Não houve velório devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19.

Junte-se a nós nesta homenagem! Deixe sua mensagem, foto ou vídeo em nossa postagem especial no Facebook.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email