English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Arte_email

“Como Sensibilizar Sobre a Problemática da Água no Meio Rural?” é tema de webinar dos Comitês PCJ

Evento será às 14h do dia 30 de setembro(quarta), promovido pela CT-EA com o apoio da CT-RN e CT-Rural

Um webinar com o tema “Como Sensibilizar Sobre a Problemática da Água no Meio Rural?” será realizado pelos Comitês PCJ na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, das 14h às 16h. A organização é da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) com apoio das Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) e de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural).  Para participar é necessário se inscrever pelo link https://rb.gy/qfxdmp . Os inscritos receberão ao fim do formulário o endereçopara acesso à transmissão pelo YouTube.

Estão convidados a participar os moradores na área rural das Bacias PCJ e todos os que se interessarem pelo tema, ressaltou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Vieira. “O objetivo é o de nos aproximarmos da comunidade do território PCJ, nesse período de pandemia, trazendo possibilidades de levantarmos demandas da comunidade, fomentarmos a troca de experiências por meio do diálogos, debates e discussões”, explicou.

O webinar contará com a moderação de Andrea Pupo (Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ) e com os seguintes palestrantes: Denis Silva (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS Regional Piracicaba); Evelise Moda (Prefeitura de Piracicaba); Jezabel Azevedo (Prefeitura de Itatiba); Victor Marinheiro (Prefeitura de Louveira), que abordarão experiências voltadas ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), serviços ecossistêmicos e outras iniciativas relacionadas à preservação e proteção dos mananciais na área rural.

Após as apresentações será aberto espaço para debate com o público presente, com o objetivo de promover a troca de experiências sobre boas práticas que já são realizadas na região das bacias PCJ, assim como propostas de ação de educação ambiental aliadas ao tema.

Mais informações com a CT-EA pelo e-mail ctea@comites.baciaspcj.org.br.

SERVIÇO

Webinar “Como Sensibilizar Sobre a Problemática da Água no Meio Rural?”

DATA: 30 de setembro de 2020 (quarta-feira)

HORÁRIO: das 14h às 16h

LINK PARA INSCRIÇÃO: https://rb.gy/qfxdmp

INFORMAÇÕES: ctea@comites.baciaspcj.org.br

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Abertura (Coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano)

14h15 – “Projeto Semeando Água” – Andrea Pupo (Palestrante e moderadora) –  IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas –

Andrea Pupo Bartazini – Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Possui especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e é mestra em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Atualmente coordena projetos de educação ambiental do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

14h30 – “Educação Ambiental em programa rural de reflorestamento” – Jezabel Azevedo – Prefeitura de Itatiba

Jezabel Azevedo – Graduada em Ciências do Ambiente pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal), com pós-graduação em Gestão de Riscos Naturais com ênfase em climatologia pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto (Portugal) e doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de educação de ciências naturais e exatas e atualmente trabalha como Educadora Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba no desenvolvimento de projetos pedagógicos ambientais para o município.

14h45 – “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Louveira/SP” – Victor Marinheiro – Prefeitura de Louveira

Victor Marinheiro – Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Politécnica de Campinas com especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro). Atua como Técnico Ambiental pela Prefeitura de Louveira.

15h00 – “A gestão dos recursos hídricos e o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais” – Evelise Moda – Prefeitura de Piracicaba

Evelise Moncaio Moda – Engenheira Agrônoma e mestre em Ciências, com ênfase em Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Possui doutorado em Ciências com ênfase em Tecnologia de Alimentos pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). É engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Piracicaba, atuando como Coordenadora do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – Preservando o Futuro (PSA Piracicaba).

15h15 – “A sensibilização tem sido uma via de mão dupla?” – Denis Silva – CDRS Reg. Piracicaba

Denis Herisson Silva – Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos (FUMEP), mestrado e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). É engenheiro agrônomo na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS Regional de Piracicaba), atuando na área de adequação ambiental de propriedades agrícolas com ênfase na preservação do solo e de recursos hídricos. Participa da UGP do Programa Mananciais de Charqueada e São Pedro e do Conselho das APAs Corumbataí e Piracicaba.

15h30 – Debate com o público

16h00 – Encerramento

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support