English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

CTSA

SEMINÁRIO DA CT-SA ABORDA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Webinar será promovido pela Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ, no dia 17 de setembro

A Universalização do Saneamento em Tempos de Pandemia será o tema do 5º Seminário da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ. O evento ocorrerá sob a forma de webinar na quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 13h30. A inscrição pode ser feita até as 11h do dia 17 de setembro no link: https://bit.ly/3ionQTj. A transmissão será pelo YouTube: https://youtu.be/vspIpiya6JI

Segundo a coordenação da CT-SA, o objetivo principal do seminário é discutir a universalização do saneamento à luz do Novo Marco Legal do Saneamento e da pandemia da COVID-19. O público alvo são os funcionários dos municípios (departamentos responsáveis pelo sistema de água e esgoto, resíduos sólidos e drenagem), autarquias, empresas de saneamento e demais interessados no assunto.

“Nesse momento tão preocupante em que o mundo está vivendo, serão discutidos temas relevantes e estratégicos para a segurança sanitária e qualidade ambiental das Bacias PCJ e de todo o país. Sobre o abastecimento de água, serão abordados aspectos como a segurança hídrica, disponibilidade e qualidade da água e Plano de Segurança da Água”, destacou a coordenação da CT-SA. “Para o esgotamento sanitário e drenagem urbana, serão abordados os desafios para remoção de nutrientes e poluição difusa, além de debates dedicados à melhoria dos sistemas de drenagem urbana. E quanto aos resíduos sólidos, serão destacados aspectos da coleta e destinação correta do lixo – e a importância da regulação e fiscalização – no sentido de mitigarem os seus impactos sobre os recursos hídricos e a saúde”, acrescentou.

No total, serão quatro palestras sobre diferentes assuntos. Cada interlocução vai ter duração de 30 minutos com mais 10 minutos para perguntas dos espectadores. Confira a programação abaixo.

A coordenação da CT-SA é formada por Ariella Machado de Oliveira Montebello (coordenadora), Luís Eduardo Gregolin Grisotto (coordenador-adjunto) e Murilo Cesar Merloto (secretário).

PROGRAMAÇÃO
5º Seminário da CT-SA / Webinar

13h30: Abertura do evento

13h40: Palestra 1

Tema: Desafios para a remoção de nutrientes, visando a qualidade dos recursos hídricos nas Bacias PCJ

João Paulo Bassin

Professor do Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Engenharia Química pelo COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado em Engenharia Química pelo COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e também em Environmental Biotechnology pela Delft University of Technology, Holanda (2012).

14h20: Palestra 2

Tema: Regulação e Fiscalização em Resíduos Sólidos

Danielle Christine Ramos Lodi

Gestora Ambiental, Mestra em Sustentabilidade, Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos de Saneamento Básico na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), com experiência em gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

15h00: Palestra 3

Tema: Drenagem ante ao novo marco do saneamento

Sidnei Gusmão Agra

Engenheiro Civil graduado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1999, e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2001. Atua como Consultor nas áreas de Recursos Hídricos e Hídricos e Meio Ambiente, sendo da equipe da Profill Engenharia desde 2016. Até 2005 foi consultor do DRH-SEMA- RS. Atualmente trabalha no Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do rio Jundiaí.

15h40: Palestra 4

Tema: Importância do Plano de Segurança da Água(PSA)

Angela Di Bernardo Dantas

Engenheira Civil formada na Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP na área de pesquisa de tratamento de água de abastecimento. Professora do mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto de 2006 a 2019. É diretora da Hidrosan Engenharia desde 1999.

16h20 às 17h00. Encerramento

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support