English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Selo-Mês-da-Árvore-PCJ

Agência das Bacias PCJ realiza ação em comemoração ao Dia da Árvore

Iniciativa idealizada pelos colaboradores da entidade visa a incentivar a preservação e o plantio; população está convidada para participar

Elas abrigam pássaros, espalham sementes, fornecem sombras, diminuem a temperatura, auxiliam na purificação e umidade do ar, além de deixarem a paisagem mais agradável e bonita. Patrimônio ambiental das cidades, as árvores têm ligação direta com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Com o objetivo de incentivar o plantio e a conservação das diferentes espécies, os colaboradores da Agência das Bacias PCJ realizam, ao longo de setembro, a campanha “Mês da Árvore PCJ”.

A iniciativa, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, contou com a participação de colaboradores da entidade e foi encabeçada pelo Comitê Operacional da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Estes produziram vídeos, fotos, desenhos e poemas que serão publicados nas redes sociais da Agência das Bacias PCJ (Facebook e Instagram) ao longo do nono mês do ano.

“A campanha Mês da Árvore PCJ vem alinhar duas ações dentro da Agência das Bacias PCJ. O trabalho da A3P, dentro do processo de desenvolver ações de qualidade de vida e sensibilização dos colaboradores, alinhado ao plano da assessoria de comunicação de humanizar as redes sociais da entidade”, explica a colaboradora da Coordenação Financeira da entidade e membro da Comitê Operacional da A3P, Sheron Silva.

Em suas postagens, que serão publicadas diariamente, os profissionais contam a ligação que possuem com a espécie de árvore que escolheram para apresentar, além de trazerem informações mais técnicas.

Adesão

Os colaboradores da Agência das Bacias PCJ convidam toda a comunidade a participar da ação intitulada “Mês da Árvore”. Quem tiver alguma história para contar, gostar de alguma espécie ou for defensor da arborização, pode produzir um post e fazer uso da #MesdaArvorePCJ. As publicações serão republicadas nas redes sociais da entidade.

“Nosso objetivo não é deixar que a ação ocorra apenas dentro da Agência das Bacias PCJ. Queremos despertar nas pessoas a necessidade de preservar e manter as árvores em condomínios e calçadas, por exemplo”, afirma Sheron.

Vale ressaltar que, além de todos os benefícios já citados, as árvores garantem segurança hídrica – basicamente não existe sistema de abastecimento de água sem preservação das matas ciliares.

A3P

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular órgãos públicos do Brasil a implementarem práticas de sustentabilidade. A Agência das Bacias PCJ aderiu à iniciativa em dezembro de 2018 com o objetivo de obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Isto porque, ao mesmo tempo em que protege a natureza, consegue reduzir seus gastos.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support