English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Escola-Água-e-San.

ESCOLA DA ÁGUA E SANEAMENTO ESTÁ COM 240 ALUNOS ATIVOS NA PLATAFORMA DIGITAL

O lançamento de dois cursos novos e quarentena do coronavírus tem ampliado cadastro de novos ingressantes

A Escola da Água e Saneamento, uma realização do Consórcio PCJ com o apoio da Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ, está com 240 alunos ativos em sua plataforma digital (escola.agua.org.br). Atualmente, estão disponíveis três cursos: Ecoturismo, Água e Saneamento, além do recém lançado, Resiliência aos Eventos Extremos. Na próxima semana, um novo curso ficará disponível com o tema “Os ODS e a Agenda 2030”, que servirá de capacitação também para os participantes do projeto Gota d’Água – 2020.

Cada curso online possui videoaulas específicas e conteúdos complementares para cada uma delas. Ao terminarem as capacitações, os alunos recebem certificados de conclusão.

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com a assinatura do termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.

Em seu primeiro ano de atuação, a Escola já formou quatro turmas com seu curso presencial intitulado “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, tendo sido aplicado nas cidades de Americana, Atibaia, Sorocaba e Piracicaba. Somando os alunos dos cursos presencial e online, em 2019, a Escola capacitou quase 300 alunos.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, investir na especialização na área de recursos hídricos e saneamento é investir num futuro com saúde. “Ao aprimorarmos a técnica das pessoas que atuam nessas duas importantes áreas, estamos melhorando a qualidade da água que vai chegar nas casas das pessoas, e investir em água é investir em saúde”, comenta.

Atualmente, diante da pandemia de coronavírus, novas turmas do curso presencial estão suspensas temporariamente. Já as turmas online estão recebendo cada dia mais inscrições. O número de alunos nesses quatro primeiros meses quase soma o total do ano anterior inteiro, somando as turmas presenciais e virtuais.

Para fazer os cursos online não há prazo de inscrição ou limite de participantes.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support