English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

escoladaágua

ESCOLA DA ÁGUA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVO CURSO ONLINE

As aulas são gratuitas e têm como tema “Resiliência aos Eventos Extremos”

A Escola da Água e Saneamento, uma inciativa do Consórcio PCJ em parceria com a Agência das Bacias PCJ e a ARES-PCJ, está com as inscrições abertas para o novo curso online “Resiliência aos Eventos Extremos – Case Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção”. As inscrições podem ser feitas no site https://escola.agua.org.br/. Não há data limite para a inscrição, nem limite de vagas. Os cursos ficam disponibilizados no portal.

A iniciativa é composta por três encontros virtuais que abordam as mudanças climáticas ao longo dos anos e sugere ações de contingenciamento para os impactos gerados por esses fenômenos.

Chuvas como as registradas no primeiro trimestre de 2020 em várias cidades do Sudeste expõe a necessidade urgente dos municípios se preparem melhor para a ocorrência de eventos hidrológicos extremos. Para se ter ideia, apenas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, choveu no trimestre quase o esperado para o ano todo, foram 1580 mm até o dia 21 de março, quando o esperado para o ano todo é 1603 mm, segundo o Climatempo.

As precipitações em São Paulo, no mês de fevereiro, foram as mais volumosas dos últimos 70 anos e causaram estragos na capital e na Baixada Santista.

Aplicado pelo assessor técnico do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico, o curso mais recente da Escola da Água tem o objetivo de capacitar comunidade e gestores públicos com medidas para amenizar os impactos de picos de precipitações nas cidades e área rural.

A primeira videoaula aborda o tema “Eventos Climáticos Extremos”, com apresentações de dados sobre as variações de temperatura e como isso está alterando as precipitações atuais. Além disso, a videoaula conta também com a participação da pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, que realiza análises sobre o cenário climático atual e futuro.

A segunda videoaula trata sobre “Piscinões Ecológicos Urbanos” e atenta para a sua eficiência em reservar água durante fortes chuvas, ao mesmo tempo que promove a recarga gradual do lençol freático, aumentando a disponibilidade hídrica local. A última videoaula traz como tema “Bacias de Retenção” suas vantagens em áreas rurais, ao melhorar o escoamento de água pluvial em estradas vicinais, reservando grandes volumes que irão recarregar também os lençóis freáticos dessas regiões, ampliando as vazões de rios e nascentes.

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com a assinatura do termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.

Em seu primeiro ano de existência, a Escola da Água já formou quatro turmas do curso presencial “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, e a aplicação de dois cursos de EAD (Ensino à Distância), pela plataforma on-line, com os temas de “Ecoturismo” e “Água e Saneamento”. O último curso presencial aconteceu na cidade de Piracicaba (SP), entre os dias 04 e 19 de novembro. Em apenas um ano, foram quase 300 alunos capacitados pelo projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/cursos ou pelo site da escola www.escola.agua.org.br.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support