English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ PRESTA CONTAS À SOCIEDADE

Relatório Institucional traz as principais atividades realizadas em 2019

Prestar contas aos Comitês PCJ e à sociedade. Este é o objetivo do Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ referente ao ano de 2019, finalizado na primeira quinzena de março. O material interativo está disponível no site da entidade e também terá versão impressa.

Em sua segunda edição, a publicação traz mais do que uma prestação de contas. É uma forma da Agência das Bacias PCJ dialogar não apenas com o seu público, mas com toda a sociedade. “O documento é uma das ações adotadas pela entidade com as práticas e compromissos voluntários relacionados à sustentabilidade para aprimorar seu modelo de gestão. Não poderíamos ter um marco mais expressivo no ano em que a Agência das Bacias PCJ completa 10 anos de atuação”, afirma o diretor-presidente da entidade, Sergio Razera.

Entre os temas apresentados na publicação está a elaboração da revisão do Plano das Bacias PCJ 2020-2035. O documento integra diagnóstico para análise de cenários e prevê ações para a melhoria dos recursos hídricos, com horizonte até 2035. Este documento é fundamental frente a um dos maiores desafios da gestão das águas, em nível mundial, que envolve a garantia da disponibilidade em qualidade e quantidade compatíveis com os usos e as atividades econômicas da população.

“A Agência das Bacias PCJ exerce papel fundamental na materialização das políticas públicas discutidas e aprovadas pelos plenários dos Comitês PCJ. Uma equipe bem estruturada, com alto grau de especialização, como é a da Agência das Bacias PCJ, é crucial para que a instituição desempenhe com excelência todas as atividades para as quais foi criada e é motivo de orgulho para os Comitês PCJ”, afirma o prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri.

O documento traz ainda a informação que desde o início da Cobrança PCJ Federal, do total arrecadado, 96% já foi efetivamente contratado e deste, 88% já foi desembolsado. Em 2019, 13% da receita da Cobrança PCJ Paulista foi proveniente da recuperação de débitos, o que representa cerca de R$ 3 milhões. Além disso, a taxa de inadimplência foi reduzida de 30% em 2016 para 1,88% em 2019.

“A Agência das Bacias PCJ é uma entidade com experiência e know how comprovados, que atende às Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e promove o relacionamento com órgãos externos e fundamentais para a gestão dos recursos hídricos, como é o caso da Agência Nacional de Águas (ANA) e empresas de água e saneamento. Acredito que esse seja o grande legado da entidade e que dá, aos Comitês PCJ, a confiança necessária na materialização das deliberações que têm, como fim, a melhoria da qualidade de vida da população nas questões relacionadas aos recursos hídricos”, opina o secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti.

RELATÓRIO

O Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ é referenciado nas diretrizes GRI Standards, da Global Reporting Iniciative, principal referência mundial para elaboração de relatórios de sustentabilidade. Com ciclo anual, o relato reúne informações sobre a instituição, tendo como base o ano de 2019 e, eventualmente, apresenta dados históricos.

O conteúdo está estruturado em torno dos 10 anos de atuação da Agência das Bacias PCJ, que faz o gerenciamento dos recursos financeiros e considera aspectos ambientais, sociais e econômicos.

O Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ – 2019 poderá ser lido através de plataforma específica, de forma dinâmica e interativa. A versão digital pode ser obtida neste link:

https://agencia.baciaspcj.org.br/institucional2019/

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support