English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

GESTÃO PARA SEGURANÇA HÍDRICA É TEMA DO WORKSHOP DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DOS COMITÊS PCJ

Evento, organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) com apoio da Agência das Bacias PCJ, será na Unesp de Rio Claro, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, e contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e até concurso de fotografias e poesias

Com uma extensa programação e bastante conteúdo, o V Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) promete atrair muitos interessados nas temáticas relacionadas à gestão dos recursos hídricos. O evento, que tem como tema “Gestão para a Segurança Hídrica”, acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, no campus da Unesp de Rio Claro, e contará com várias atrações, até mesmo um concurso de fotografias e poesias (mais informações e programação abaixo).

O workshop é organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ e conta com o apoio da Agência das Bacias PCJ. No primeiro dia, quarta-feira (27/11/2019), haverá palestras e mesas-redondas com diversos especialistas, no auditório do Instituto de Geografia e no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Unesp. No segundo dia, quinta-feira (28/11/2019) serão promovidos três minicursos no CEA.

“O objetivo principal do workshop é trazer o tema águas subterrâneas para espaços onde, geralmente, é deixado de lado. É importante entendermos a água subterrânea como uma etapa do ciclo hidrológico, fundamental para a sustentabilidade hídrica, não devendo ser vista de forma dissociada das águas superficiais”, ressaltou o geólogo Vinícius Rodrigues, um dos organizadores do evento. “Dessa forma, deixando em segundo plano os aspectos mais técnicos que envolvem esse recurso, o evento buscará inserir o tema no contexto de: Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Sensibilização Ambiental, Mobilização Social, Comunicação, Educação, entre outros. Entende-se que essa inserção seja de extrema relevância para que esse assunto, tão desconhecido em meio à sociedade, ganhe mais visibilidade e, talvez, mais simpatizantes que, futuramente, possam vir a se dedicar a ele, promovendo o seu uso sustentável”, acrescentou.

Rodrigues enfatizou que o workshop tem como público alvo todos os cidadãos das Bacias PCJ e, em especial, os estudantes, professores, empresários, usuários de águas subterrâneas, municípios e tomadores de decisões, sejam eles de órgãos gestores ou parlamentares. “A expectativa é de que tenhamos um bom público e que o evento proporcione uma maior visibilidade ao assunto, promovendo o conhecimento, a troca de experiências e reflexões que darão subsídios às discussões e ações no âmbito dos Comitês PCJ”, concluiu.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o primeiro dia podem ser feitas até o dia 22/11/2019, neste link: http://bit.ly/2WQBXXg. As vagas são limitadas. Para os minicursos, as inscrições devem ser feitas separadamente. As três opções são: “As Águas Subterrâneas e a Cidade” (http://bit.ly/2WQktKP); “O Elo Perdido: o Planeta Terra e a Educação Básica” (http://bit.ly/2WUWvxU); e “Diagnóstico da Contaminação Solo/Água Subterrânea por Compostos Orgânicos em Postos de Abastecimento e Técnicas de Remediação” (http://bit.ly/2p5DTyU).

FOTOS E POESIAS

Uma das novidades do V Workshop de Águas Subterrâneas é o “Concurso de Fotografias & Poesias”. O tema do concurso é “Recursos hídricos”. Os interessados poderão enviar uma fotografia (.jpg) e/ou poesia (.pdf) até o dia 23 de novembro para o e-mail ctas@comites.baciaspcj.org.br.

Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 27 de novembro, durante o coquetel de abertura do evento. Os primeiros colocados serão premiados. “A ideia desse concurso é incentivar todos os cidadãos que vivem nas Bacias PCJ a tentarem traduzir a sua relação íntima com as águas, fazendo um exercício de autoconhecimento e de percepção”, explicou Vinicius Rodrigues.

SERVIÇO

V Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ

DATA: 27 e 28 de novembro de 2019

LOCAL: UNESP – Campus de Rio Claro (SP) – Instituto de Geografia e Centro de Estudos Ambientais (CEA)

Inscrições:

PROGRAMAÇÃO

DIA 27/11/2019 (QUARTA-FEIRA)

Das 8h30 às 9h00 Entrega de materiais

Das 9h00 às 10h00 Solenidade de abertura – Salão Nobre Prof. Dr. Adistão Marcon (Auditório da Geografia)

Das 10h00 às 10h20 Palestra 1: Programa Sistema Aquífero Guarani (PRO SAG)

    Palestrante: Dra. Berenice Balsalobre – Curadora do Museu de Mineralogia Aitiara (MuMA)

Das 10h20 às 10h50 Coffee Break e Trailer Itinerante do PRO SAG, com a Peça Teatral “Mãe Terra”

Das 10h50 às 13h00 Mesa Redonda 1: Mudanças Climática e Recursos Hídricos – Auditório da Geografia

    Moderador: Geólogo Dr. José Luiz Albuquerque Filho IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas

    Palestrantes: Geólogo Hilton Aparecido Magri Lucio – Antea Group.

        Prof. Dr. José Galizia Tundisi – SMA/São Carlos

        Prof. Dr. Didier Gastmans – UNESP/Centro de Estudos Ambientais

Das 13h00 às 14h00 Almoço

SALA 1 – CEA – CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS

Das 14h00 às 15h00 Palestra 2: Fundamentos da Classificação da Qualidade das Águas Subterrâneas

    Palestrante: Profª. Dra. Gisela Umbuzeiro – UNICAMP

Das 15h00 às 16h00 Palestra 3: Política de Mananciais PCJ

    Palestrante: Engenheiro Agrônomo Dr. João Demarchi – CT-RN / Instituto de Zootecnia

Das 16h30 às 18h30 Palestra 4: Modelagem Matemática Aplicada à Gestão de Aquíferos

    Palestrante: Geólogo Msc. Mauro Prado – Water Services and Technologies

AUDITÓRIO CEA – CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS

Das 14h00 às 16h00 Mesa Redonda 2: Ciência, Comunicação e Políticas Públicas: Como associar a compreensão e a ação no campo dos recursos hídricos subterrâneos

    Moderador: Geólogo Me. Vinícius R. Rodrigues DAEE/BMT

    Palestrantes: Jornalista Afra Balazina – Fundação S.O.S Mata Atlântica

        Prof. Dr. Ricardo Hirata – USP/CEPAS

        Educador Socioambiental Carlos Henrique Oliveira – assessor parlamentar da Deputada Marina Helou

Das 16h00 às 16h30 Coffe Break

Das 16h30 às 17h30 Palestra 5: Educação Ambiental, Difusão de Informações e Mobilização Social: Dando visibilidade à água subterrânea

    Palestrante: Geólogo Dr. Celso Graminha – Ministério Público SP

Das 17h30 às 18h30 Palestra 6: A Sensibilização Ambiental com foco nas águas subterrâneas

    Palestrante: Prof. Francisco Lahóz Consórcio PCJ/FUMEP

18h30h Encerramento

Das 18h30 às 22h00 Coquetel

DIA 28/11/2019 (QUINTA-FEIRA)

MINICURSOS – Das 9h30 às 17h30 – CEA (Centro de Estudos Ambientais)

Minicurso 1 – As Águas Subterrâneas e a Cidade (exclusivo para representantes de municípios das Bacias PCJ)

Ministrante: Profª. Dr.ª Luciana Cordeiro – UNICAMP /Limeira

Local: Auditório do CEA

Minicurso 2 – Das 9h00 às 17h00 O Elo Perdido: O Planeta Terra e a Educação Básica (exclusivo para docentes de Educação Básica ou aluno/a de pós-graduação com interesse na docência das disciplinas: Ciências, Geografia, Biologia, Química ou Física)

Ministrante: Prof. Dr. Celso Del Ré Carneiro – UNICAMP

Local: Sala 1 do CEA

Minicurso 3 – Das 9h00 às 17h00 Diagnóstico da Contaminação Solo/Água Subterrânea por Compostos Orgânicos em Postos de Abastecimento e Técnicas de Remediação.

Ministrante: Geólogo Dr. Márcio Costa Alberto – Consultor em Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Local: Sala 2 do CEA

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support