English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

encob-1

COMITÊS PCJ E AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ PARTICIPAM DO ENCOB 2019

O XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2019) começou nesta segunda-feira (21.10.2019), em Foz do Iguaçu (PR); Comitiva PCJ é formada por representantes dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ

Uma comitiva formada por membros das câmaras técnicas dos Comitês PCJ e por representantes da Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) está participando nesta semana da 21ª edição do ENCOB (XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas). O evento teve início nesta segunda (21/10/2019) e vai até sexta-feira (25/10/2019), em Foz do Iguaçu (PR), tendo como tema central “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ”.

A estimativa é de que 1,5 mil pessoas participem das atividades, entre membros de comitês de bacias, profissionais da área de recursos hídricos, estudantes e interessados pelo tema. Alguns trabalhos relacionados aos Comitês PCJ serão apresentados durante o encontro. Nos cinco dias de evento serão dezenas de atividades diferentes, entre elas palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de cases.

O ENCOB é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), e nesta edição está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com o apoio da REBOB (Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).

“A programação desta edição do ENCOB privilegia a troca de experiências entre os comitês de várias regiões do país. Participar dessa interação propicia um grande aprendizado sobre a realidade da gestão de recursos hídricos no Brasil. Esperamos que esse aprendizado enriqueça as discussões nas câmaras técnicas dos Comitês PCJ”, declarou o secretário-executivo adjunto dos Comitês PCJ, André Luiz Sanchez Navarro.

O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, também destacou a importância do evento. “O ENCOB é sempre uma boa oportunidade para conhecer novas experiências, trocar experiências e conhecer a situação da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Por isso que a presença dos representantes das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e representantes da Agência é sempre um momento rico de aprendizado”, comentou Razera.

Segundo o coordenador do FNCBH, Hideraldo Buch, o evento “possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a indicar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, sendo um dos principais objetivos desse grande encontro”.

Buch ressaltou que o ENCOB também busca integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor, assim como discutir os cenários futuros dos recursos hídricos no Brasil afim estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface com o desenvolvimento.

APRESENTAÇÕES

Além de participar das atividades da programação do evento, integrantes da Comitiva PCJ irão também expor trabalhos técnicos. Os membros dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva Sebastião Vainer Bosquilia farão uma apresentação oral sobre o Projeto Mananciais Charqueada e São Pedro. Rosimeire Aparecida de Oliveira apresentará o banner “Participação social nos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”.

Além disso, o secretário-executivo adjunto dos Comitês PCJ, André Luiz Sanchez Navarro, e o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), Alexandre Luís Almeida Vilella, realizarão palestras no período da manhã do dia 24 de outubro para apresentar cases do PCJ FEDERAL e CBH-PCJ, respectivamente. Navarro vai falar sobre o “Planejamento Político Institucional nos Comitês de Bacia: como estamos nos fortalecendo no sistema”. Vilella vai abordar o tema “Instrumentos de Gestão: Implementação, Eficácia e Monitoramento, qual o papel dos Comitês de Bacia”.

Outra participação importante no ENCOB 2019 será a dos representantes do CBH-PCJ, PCJ FEDERAL e CBH-PJ1 na Assembleia do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, programada para ser realizada às 16h no dia 24 de outubro.

Mais informações: https://www.encob.org/encob2019

Programação completa: http://bit.ly/2J4Y2f7

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support